A Prefeitura de Araguaína informou nesta segunda-feira, 13, que as guias do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) já estão disponíveis e com descontos de até 40%. Conforme o Paço, quase 40 mil imóveis edificados terão direito à redução, que será garantida por meio do pagamento da guia até o dia 31 de março.
ENTENDA
Até o mês de março o desconto sobre o valor do IPTU será de 30% para áreas edificadas e 35% para lotes sem edificação, podendo dividir o valor em até 10 vezes, com parcela mínima de R$ 50,00. Quem optar pelo pagamento à vista, recebe mais 10% de desconto. A guia de pagamento está disponível no site https://iptu.araguaina.to.gov.br/, página criada pela Prefeitura de Araguaína para compartilhar com os contribuintes todas as informações sobre o imposto.
ISENÇÕES
Para além dos descontos, a Prefeitura de Araguaína destaca que cerca de 12 mil imóveis têm direito à isenção. Na lista, está isento do IPTU e da Taxa de Coleta e Remoção de Lixo Domiciliar o contribuinte com imóvel único localizado em área de preservação permanente ou reconhecido como de interesse histórico, cultural ou ecológico; imóveis utilizados exclusivamente como loja maçônica; os imóveis utilizados por empresas instaladas no Distrito Agroindustrial de Araguaína (DAIARA), desde que estejam em pleno funcionamento e o contribuinte com imóvel único, utilizado exclusivamente como residência, que possua alguma doença ou afecção.
PREFEITO NEGOU AUMENTO DO TRIBUTO
A liberação das guias acontece poucos dias depois do prefeito Wagner Rodrigues (UB) gravar um vídeo para negar reajuste no IPTU. A informação circulou na cidade após a Câmara marcar uma sessão extraordinária para apreciar texto com tema correlato. “Nós não vamos aumentar IPTU em Araguaína. Eu não fiz esse compromisso com ninguém, e não vou fazer isso com vocês. Podem ter tranquilidade”, assegurou o gestor. Já o texto para o Poder Legislativo trata somente da atualização ou desvalorização da Planta de Valores.