O projeto Acolhendo as Cores, da Secretaria de Saúde de Gurupi, foi um dos 18 projetos do Tocantins premiados na 5ª Mostra Tocantinense de Experiências Exitosas e Inovadoras no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa também foi selecionada para concorrer à premiação no Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que será realizado em junho, em Minas Gerais.
DISPUTA
Ao todo, 62 projetos de 30 municípios participaram da etapa estadual. Destes, 18 foram selecionados para representar o Tocantins no evento nacional. A mostra, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), foi realizada em Palmas nos dias 22 e 23 de abril, com o resultado divulgado nesta quinta-feira (24).
SOBRE O PROJETO ACOLHENDO AS CORES
O Acolhendo as Cores foi implementado na rede de Atenção Básica de Gurupi em maio de 2024. O projeto atende crianças de até 14 anos com foco no diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD). As crianças diagnosticadas recebem acompanhamento multiprofissional com médica do desenvolvimento infantil, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeutas e psicólogas.