A Prefeitura de Palmas iniciou a reorganização das lixeiras (contêineres) em pontos estratégicos da Capital. A ação tem como “objetivo principal melhorar a disposição dos equipamentos nas vias públicas, garantindo mais eficiência na coleta, segurança viária e limpeza urbana”
RECUOS NAS CALÇADAS
Para isso, segundo a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, estão sendo construídos recuos nas calçadas, onde os contêineres são instalados fora da pista de rolamento, sem obstruir o tráfego de veículos, nem a passagem de pedestres. O novo modelo já começou a ser implantado nas avenidas LO-03 e LO-05.
PADRONIZAÇÃO
Ainda conforme a prefeitura, a nova padronização inclui também a identificação das lixeiras, que passam por processo de adesivagem e numeração, o que facilita o controle, a manutenção e evita o deslocamento indevido dos equipamentos
SEM SOLICITAÇÃO INDIVIDUAL
A administração municipal reforça que “não haverá distribuição por solicitação individual. A instalação será feita conforme critérios técnicos de prioridade, levando em consideração o fluxo de pessoas, a presença de comércios, feiras e áreas gastronômicas”
APOIO DA POPULAÇÃO
A prefeitura afirma que o objetivo é organizar a cidade de “forma inteligente, evitando improvisos e garantindo mais eficácia nos serviços públicos. A gestão pede o apoio da população, que tem papel importante na preservação dos equipamentos e na destinação correta dos resíduos”