O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), apresentou na tarde desta terça-feira, 6, os 140 ônibus e 10 vans zero quilômetro que passarão a promover o transporte público do município a partir desta quarta-feira, 7. A Sancetur Santa Cecília foi contratada por R$ 196.265.520,00 para realizar o serviço por um ano. A nova tarifa ficou em R$ 4,85, mas a passagem será gratuita até domingo, 11, para permitir que usuários tenham tempo de emitir os novos cartões. A solenidade no Espaço Cultural contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), senador Eduardo Gomes (PL), do presidente da Câmara, Marilon Barbosa (Republicanos), e mais 20 vereadores, dos deputados Jair Farias (UB) e Vanda Monteiro (UB), além de secretários e outras autoridades.

CHANCE DE DAR ERRADO É NENHUMA
Eduardo Siqueira Campos chegou ao Espaço Cultural em um dos novos ônibus do sistema de transporte público e conversou com a imprensa no local. Os novos veículos são da cor amarela e o letreiro trazia a mensagem “A Cidade do Girassol”. Aos jornalistas, o prefeito defendeu que o novo sistema é um sinal de respeito e garante “qualidade de vida” ao cidadão. “Isso aqui é apenas devolver ao povo a dignidade. Eu diria assim, não é nada demais, é tudo o que eles merecem”, afirmou o gestor, que garantiu a qualidade do serviço. “Óbvio que no primeiro dia, no segundo dia, nós vamos ter uma adaptação, o que é normal. Mas a chance de dar errado é nenhuma, já deu certo.”
ÔNIBUS QUEBRADOS SÃO PASSADO
O prefeito de Palmas também afirmou ser “passado” os casos de ônibus quebrados e até queimados. Segundo o próprio gestor, o antigo sistema tinha 95 veículos que com frequência registravam problemas. “Quem fica olhando para o passado tropeça nos seus próprios erros. Não existem culpados para mim, existe quem sofreu: a população. O que quero é oferecer o meu melhor”, disse.
PPP PARA ESTRUTURAR ESTAÇÕES
O gestor da Capital também revelou planos para as estações de ônibus. “Os terminais vamos conceder para uma PPP [parceria público-privada]. Lá dentro tem que ter loteria, Caixa, Resolve Palmas, É Pra Já, posto do Detran, banheiros limpos, com qualidade; lanchonetes. E isto vem de uma PPP”, anunciou. Entretanto, Eduardo Siqueira revelou que o Paço já iniciou os investimentos e prometeu novidades já para a inauguração do novo sistema.
FILAS PARA EMITIR NOVO CARTÃO
Sobre as longas filas formadas para emitir o novo cartão do sistema, Eduardo Siqueira Campos buscou contextualizar o caso. “O que talvez as pessoas não tenham entendido realmente é que nós temos até o dia 12 para fazer isso. E todo mundo correu, com toda razão. Agora, posso ter mais pontos? Não. É uma questão assim: cadastrar o cartão é fácil, mas tem transferência de crédito. Isso é uma operação bancária que você não faz em dois minutos, três minutos”, defendeu.
LANÇAMENTO DO EDITAL DE CONCESSÃO DEPENDE
O Paço autorizou a concessão do transporte público ainda em janeiro por meio de Decreto. O município já concluiu o estudo sobre o tema e aguarda a autorização do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE) para dar continuidade ao processo. À imprensa, o prefeito Eduardo Siqueira Campos garantiu que nada mudou. “Ele está dentro do TCE e se ele for pra rua amanhã, o certame começa amanhã”, garantiu.