A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) sediou nesta segunda-feira, 11, um seminário estadual sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio de 2024 a 2034. O presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), foi representado pelos deputados Ivory de Lira (PCdoB) e Professor Júnior Geo (PSDB).
CONTRIBUIÇÃO DO TOCANTINS
Na abertura do evento, o deputado Ivory de Lira (PCdoB) enfatizou a importância da contribuição do Tocantins para a formulação final do plano. “É fundamental que a voz dos educadores e gestores do nosso Estado seja ouvida. Este seminário é fundamental para construirmos uma participação ativa e propositiva,” afirmou.
NECESSIDADE DE VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES
Já o deputado Júnior Geo (PSDB) buscou ressaltar a necessidade de valorização dos professores e de produção de dados que retratem a realidade da educação no País. “Precisamos perceber a educação com dados, para que possamos fazer análises assertivas das metas, estratégias e resultados obtidos”, disse.
DIRETRIZES E METAS DO NOVO PLANO
Promovido por uma Comissão Especial da Câmara Federal, o evento foi conduzido pelos deputados federais Pedro Uczai (PT-SC) e Eli Borges (PL-TO) e reuniu representantes da sociedade civil, gestores, professores e especialistas, que debateram os objetivos, as diretrizes e as metas do novo plano, em debate por meio do Projeto de Lei 2.614 de 2024, em tramitação no Congresso Nacional.
PRINCIPAIS PONTOS
Além da apresentação do plano, os deputados federais colheram subsídios dos participantes. A necessidade de mais investimentos para formação dos professores, a preocupação com a saúde emocional do professor, o modelo de educação integral, a forma de acesso às universidades e a cultura digital nas escolas foram alguns dos pontos abordados pelos presentes
METAS DO NOVO PNE
Durante o seminário, as metas do novo PNE foram apresentadas e discutidas. Entre os temas abordados pelo documento, constam qualidade e equidade no ensino, valorização dos profissionais da educação, financiamento do setor, acesso e universalização da educação em todos os níveis.
SOBRE O PLANO
O novo plano é uma proposta do governo federal que busca guiar o desenvolvimento da educação brasileira na próxima década. O texto do projeto, em análise no Congresso Nacional, estabelece objetivos com metas detalhadas e um conjunto de estratégias para alcançá-los.
Confira a íntegra do debate: