A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP) oficializou na manhã desta terça-feira, 19, a nova denominação do Complexo de Delegacias da Polícia Civil de Paraíso do Tocantins, que passa a se chamar “Delegado Hismael Athos Tranqueira Noleto”, em homenagem ao saudoso profissional conhecido como delegado Tranqueira.
COMBATE AO CRIME ORGANIZADO
Hismael Tranqueira atuou em uma série de unidades da Polícia Civil no Tocantins. Ao longo da trajetória, o delegado foi responsável por importantes operações de combate ao crime organizado e à criminalidade na região. A homenagem oficializa o reconhecimento de sua contribuição à segurança pública tocantinense e eterniza seu nome no local.
LUTO
Hismael Tranqueira faleceu em 3 de janeiro de 2022, aos 31 anos, devido a complicações de dengue hemorrágica.
EXEMPLO DE DEDICAÇÃO E DE COMPROMISSO
Para o secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo, a iniciativa reafirma o compromisso do governo em preservar a memória de profissionais que dedicaram suas vidas à segurança pública. “O delegado Tranqueira foi um exemplo de dedicação e de compromisso com a justiça. Deixar seu nome registrado neste Complexo de Delegacias é uma forma de eternizar seu legado e inspirar as próximas gerações de policiais. Essa homenagem demonstra o quanto ele era especial para a Polícia Civil”, destaca.
HOMENAGEM É UM REFLEXO DO COMPROMETIMENTO
O delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, ressaltou a importância da homenagem como forma de reconhecer o trabalho e a dedicação do delegado. “É um reflexo do comprometimento e da seriedade com que o delegado Tranqueira desempenhou suas funções, deixando um legado que inspira a todos. Somos muito gratos pelo seu empenho. Todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo são testemunhas de quão capaz e generoso ele foi”, reforça.
SOLENIDADE FOI MARCADA PELA EMOÇÃO
Para o pai do delegado, Pedro Tranqueira da Silva, a solenidade também foi marcada pela emoção. “Um momento muito emocionante, principalmente para mim como pai. O meu filho deu a vida dele pela polícia e vendo esta homenagem, isso nos deixa muito felizes e gratos. É uma homenagem de grande importância não somente para nós como familiares, mas também para a polícia”, enfatiza.
PRESERVAR A MEMÓRIA E O LEGADO DO DELEGADO
O deputado Moisemar Marinho (PSB), autor da proposta, ressaltou a importância da homenagem como forma de preservar a memória e o legado do delegado. “Para mim, foi uma satisfação imensa representar este projeto porque conheci o Hismael e ele fez um excelente trabalho à frente da Polícia Civil. Essa homenagem é justa e faz parte do reconhecimento que a nossa instituição tem do delegado Tranqueira”, afirma.