O Tocantins foi contemplado com mais uma unidade do CEU da Cultura, desta vez foi Dianópolis que garantiu o equipamento público de uso cultural e de caráter comunitário. O Estado já foi contemplado com outros duas unidades: um em Palmas, próximo ao Museu Palacinho; e outro em Araguatins, em terreno cedido pela prefeitura. Ambos já têm convênio assinado com a Caixa Econômica Federal e o processo licitatório está na fase de instrução com a Agência de Transportes e Obras (Ageto), órgão interveniente no convênio.
PROMOÇÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS E COMUNITÁRIAS
Dianópolis foi selecionado pelo Ministério da Cultura (MinC) para receber o equipamento público voltado à promoção de atividades culturais e comunitárias. A iniciativa integra o programa Territórios da Cultura, vinculado ao Novo PAC.
INCLUSÃO DE DIANÓPOLIS NA SELEÇÃO
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) vinha articulando com o MinC a inclusão de Dianópolis na seleção. Com a publicação do resultado, a Secult enviou a proposta nessa quarta-feira, 3, por meio do Portal Transferegov, conforme determina a portaria.
CULTURAL MODERNA E ACESSÍVEL
Com a implantação de mais um CEU da Cultura, o Tocantins pretende ampliar a oferta de infraestrutura cultural moderna e acessível. O equipamento favorecerá a criação de vínculos comunitários e estimulará práticas e expressões culturais alinhadas aos objetivos do Ministério da Cultura.
CEU DA CULTURA
O CEU da Cultura é um espaço público de pequeno a médio porte, com caráter comunitário, destinado para expressão corporal, arte, educação, trabalho e renda; meio ambiente e outras atividades culturais. Entre os resultados esperados estão o fortalecimento do acesso à cultura, a melhoria da qualidade de vida e a redução das desigualdades sociais, beneficiando diretamente a comunidade local e a região.