O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) cassou por unanimidade nesta sexta-feira, 5, a decisão da Corte local (TJD/TO) de encerrar o processo que buscava a punição do União Atlético pela escalação irregular em duas partidas do Campeonato Tocantinense. A alegação para perda de objeto é de que a competição já tinha sido encerrada, justamente com a equipe de Araguaína como campeã. A deliberação do STJD atende a um recurso do Batalhão Futebol Clube, que já tinha criticado publicamente o TJDTO em nota de repúdio.
DE CAMPEÃO A REBAIXADO
Com a reforma, o STDJ o União Atlético Clube foi punido com a perda de 06 pontos e multa pecuniária no importe de R$ 10.000,00. Com a decisão, o clube passa a ficar com 4 pontos, o que resulta em sua exclusão da fase semifinal e o consequente rebaixamento. Quem se salva do descenso agora é o Batalhão Futebol Clube.
NOVAS SEMIFINAIS
Com a recontagem da pontuação, o Gurupi Futebol Clube foi alçado para a 4ª colocação no lugar do União. Com isto, o STJD também determinou que a Federação Tocantinense de Futebol (FTF) proceda à realização de novas semifinais. O órgão ainda cassou uma resolução da FTF que suspendia o Batalhão Futebol Clube de participar de competições.