A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou os dados que confirmam um novo recorde para a produção de milho segunda safra no Tocantins, impulsionado por um aumento na área plantada e, mais recentemente, pela aprovação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o consórcio de milho com a braquiária.
IMPORTANTE POLO PRODUTOR DE GRÃOS NO CENÁRIO NACIONAL
A colheita do milho safrinha superou as expectativas, alcançando um volume recorde de 2,25 milhões de toneladas. O número representa um crescimento substancial, consolidando o Estado como um importante polo produtor de grãos no cenário nacional.
CRESCIMENTO EM NÚMEROS
De acordo com a Conab, a área plantada com milho segunda safra no Tocantins saltou de 373 mil para 415 mil hectares. A produtividade, em algumas regiões, atingiu marcas de até 130 sacas por hectare.
MAIOR PRODUTOR DA REGIÃO NORTE E O SEGUNDO NO NORDESTE
Com uma safra recorde de 9,67 milhões de toneladas de grãos no total, o Estado se solidifica como o maior produtor da região Norte e o segundo no Nordeste. A crescente produção de milho safrinha também alimenta um novo setor: usinas de etanol de milho, que devem começar a operar no estado ainda em 2025.