A Secretaria de Estado da Saúde informa nesta segunda-feira, 17, que 31,7% dos municípios tocantinenses não alcançaram a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde. Conforme a pasta, a média de cobertura vacinal da Campanha contra Poliomielite está em 95,04% e contra Sarampo 94,46%. Até esta segunda, 95 municípios alcançaram a cobertura, outros 44, portanto, não.
A campanha foi prorrogada até dia 25, somente para os municípios que não alcançaram a meta. A vacina contra Poliomielite faz parte do calendário vacinal até 4 anos 11 meses e 29 dias. Já a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) são duas doses para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade e para pessoas de 30 a 49 anos apenas uma dose dessa vacina. Aos profissionais de saúde são disponibilizadas 2 doses em qualquer idade.
Nacional
Já no plano nacional, o Ministério da Saúde informou que a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite atingiu a meta de imunizar 95% do público-alvo estabelecida pelo governo federal. Enquanto a média geral de vacinação contra sarampo foi de 95,3%, a de poliomielite ficou em 95,4%. No total, 21,4 milhões de doses foram aplicadas, beneficiando 10,7 milhões de crianças.
A campanha foi encerrada na sexta-feira, 14, depois de ter sido prorrogada pela pasta. Alguns estados e municípios, como no caso do Tocantins, no entanto, mantêm a vacinação. (Com informações da Agência Brasil)