A solenidade de abertura oficial do Programa Forças no Esporte (Profesp) / Exército, em Palmas, será realizada nesta sexta-feira, 7, às 9 horas, no quartel do 22º Batalhão de Infantaria (22° BI) – Batalhão Tocantins.
O Profesp é uma vertente do Programa Segundo Tempo do governo federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas e em parceria com o Ministério do Esporte, Ministério do Desenvolvimento Social e da Secretaria Nacional de Juventude.
O programa democratiza o acesso à prática e à cultura do esporte e promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas educacionais, lazer e atividades complementares. Além disso, também oferece uma alimentação saudável e de qualidade, reforço escolar, ações cívico-sociais, palestras e campanhas educativas, orientações de civismo, de cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais.
O Profesp está presente em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal. No Tocantins, a execução do programa, realizada pelo 22º BI em parceria com o governo do Estado, Prefeitura de Palmas, Senac, Sest/Senat e IFTO, beneficiará 100 crianças de ambos os sexos, selecionadas na rede pública de ensino da Capital.
Os alunos do programa serão divididos em dois grupos organizados por faixa etária. As crianças de 9 a 12 anos participarão de atividades recreativas, lúdicas, esportivas e frequentarão o Curso de Inglês Teens e Informática Kids. Os adolescentes de 15 e 16 anos executarão práticas esportivas e farão o Curso de Informática para o Trabalho.
A solenidade constará de uma formatura geral da Organização Militar, com a participação do comandante do 22° BI e demais militares, de representantes do poder executivo estadual e municipal, de diretores, coordenadores, professores e monitores do Senac, Sest/Senat e do IFTO, da direção e professores da Escola Municipal Antônio Carlos Jobim e dos alunos do Profesp e seus familiares.
Após a formatura, será ministrada uma aula inaugural para simbolizar a recepção e as boas-vindas às crianças e adolescentes que participarão Profesp/Exército no corrente ano. (Com informações das assessorias)