Atualmente a preocupação com a saúde e a estética bucal vem aumentando de forma significativa e um dos procedimentos estéticos bucais mais procurados é o clareamento dental, que tem a possibilidade de valorizar seu sorriso através da promoção de dentes mais brancos e atraentes. E se você tem interesse nesse tipo de procedimento saiba que, antes de tudo há alguns fatores que precisam ser considerados e alguns deles geram até contraindicação para o procedimento clareador, devendo-se avaliar anteriormente a saúde bucal do paciente, presença de cáries, cálculos dentários, restaurações nos dentes anteriores e condição periodontal.
O clareamento pode ser feito em consultório, onde em poucas sessões o resultado já é bastante visível, ou também pode ser feito em casa. Lembrando que mesmo sendo feito em casa este tratamento necessita de orientação e acompanhamento do seu cirurgião-dentista além da confecção de moldeiras personalizadas para cada arcada dentária, neste caso o tratamento se torna mais demorado, porém com resultados satisfatórios. Se preferir ainda pode optar pelo tratamento combinado com sessões em consultório e em casa.
Vamos então esclarecer as principais dúvidas dos pacientes com relação ao clareamento dental
Vou sentir sensibilidade nos dentes após o clareamento?
Sim, na maioria dos casos, pois o componente clareador promove a desidratação do dente e penetra nos túbulos dentinários, causando a sensibilidade térmica, que na maioria dos casos ameniza ao fim do tratamento.
Os dentes, após clareados, mancham com facilidade?
Não com facilidade, mas o risco de manchamento nos dentes após o clareamento é provável. Tudo dependerá do seu estilo de vida e alimentação. O ideal é evitar alimentos com alto teor de corantes como vinho, molho de tomate, café, entre outros. Deve-se evitar também uso de cigarros ou derivados.
Quantas sessões são necessárias para obter dentes brancos?
Isso é relativo. Depende muito da tonalidade original dos seus dentes e qual a tonalidade que deseja obter. Geralmente o clareamento em consultório pode levar até três sessões apenas, já o caseiro de duas a três semanas de uso diário.
Dra. Taílla Paiva, cirurgiã-Dentista e clínica geral (CRO-TO 3373)
@taillaodontologia