CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Amastha continuará no comando e PSB quer candidato em Palmas; AL discute nesta 3ª intervenção no interior

Ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (Foto: Ascom)
Amastha continuará no comando e PSB quer candidato em Palmas; AL discute nesta 3ª intervenção no interior
5 (100%) 2 votos

Coluna do CT

Continua no comando

O ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha conseguiu contornar a insatisfação sobre os maus resultados do PSB sob o seu comando e deve ficar à frente do partido rumo às eleições municipais de 2020. Correntes pessebistas diferentes fazem essa avaliação. E também elas têm como inevitável o afastamento em relação à prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

Animado com candidatura própria

Como consequência, o PSB já se anima para lançar candidato próprio a prefeito no ano que vem. Como Amastha está impedido pela legislação eleitoral, outros quatro nomes surgem como possibilidades: o deputado estadual Ricardo Ayres, o presidente metropolitano, Alan Barbiero, o vereador Tiago Andrino e o ex-secretário de Educação Danilo Melo.

Os pré-requisitos

Para pessebistas já acostumados com o jeito Amastha de ser, o candidato será escolhido pelo próprio ex-prefeito e os interessados terão que preencher três pré-requisitos: confiança, lealdade, gestão.

Novo partido de direita

Com a crise aberta no PSL, já que o comando passou para o suplente de senador Bispo Guaracy, o ex-candidato a governador da legenda César Simoni, que anunciou sua desfiliação, se tornou um dos fundadores de um novo partido de direita, o Movimento Patriótico do Brasil (MPB), cuja pedra fundamental foi lançada nesse domingo, 7, em Bento Gonçalves (RS).

Liberal e conservador

Simoni disse à coluna que o MPB será “liberal na economia e conservador nos costumes”. “O partido só existirá com o seu devido Registro. Até lá, teremos alguma etapas a cumprir. Não é um partido do Bolsonaro. É um partido que está sendo criado em apoio a ele. Depois de registrado, o presidente será convidado. Se vai aceitar, isso só o futuro dirá”, contou o também promotor aposentado e ex-secretário estadual da Segurança Pública.

Secretária muito importante

Por falar em PSL, Hélio Rodrigues, de Araguaína, filiado ao partido desde 2016, postou nas redes sociais que obteve o aval da direção nacional para abrir uma consulta sobre o que os membros da legenda acham de ele assumir a presidência. “Pediu para eu fazer uma enquete sobre o meu nome no Estado para ver se todos os filiados do PSL estão de acordo para não acontecer mais discórdia”, contou Hélio à coluna. Sobre quem deu o aval, o bolsonarista se resumiu a dizer que “uma secretária muito importante do governo”. No TSE, a comissão provisória continua registrada sob o comando do Bispo Guaracy.

Intervenção em Ponte Alta do Bom Jesus

O presidente da Assembleia, Antônio Andrade (PHS), convocou os deputados estaduais para apreciarem nessa terça-feira, 9, às 9 horas, o decreto do governador Mauro Carlesse (PHS), que, a pedido do Tribunal de Contas do Estado, fez uma intervenção em Ponte Alta do Bom Jesus. Com o decreto, o prefeito Yaporan da Fonseca Milhomem (PV) foi afastado por 90 dias acusado de não prestar contas ao TCE e de não informar sobre contratos e licitações.

Três contra

A princípio, os bastidores da AL apontam três deputados contra: Cláudia Lelis, porque é presidente do PV, partido de Yaporan; Valdemar Júnior (MDB), porque teve o apoio do afastado nas eleições; e Júnior Geo (Pros), porque, se é governo, é contra mesmo.

Chiadeira da base

Mas, para aprovar o decreto, o governo vai ter que enfrentar a chiadeira da base. Reclamam de que o Palácio só empurra os ônus para eles, mas nada de bônus. Emendas, cargos e outras demandas todas ignoradas pelo governo, mas mesmo assim compraram o desgaste monstro com a Polícia Civil, pelo polêmico Estatuto, e com os servidores, pela MP do Congelamento das Progressões.

Escolha pessoal

O interventor nomeado, o vereador Alessandro Diniz Chaves (PP), é da escolha pessoal do governador Mauro Carlesse. Palacianos garantem quem não houve qualquer intervenção externa nessa definição. “Alessandro é uma pessoa muito dinâmica e correta”, avaliou uma fonte próxima a Carlesse e também amiga do interventor.

Vereadores rejeitam mais sessões

O projeto do vereador Adriano Moraes (PPS) que ampliava o funcionamento da Câmara de Paraíso de uma para duas semanas legislativas foi rejeitado por quase todos os colegas dele, na sessão de quinta-feira, 4. Só votaram a favor de que se houvesse mais sessões o próprio Adriano e a vereadora Josefa Araújo (MDB).

No mês que vem

As contas do ex-prefeito de Colinas José Santana (PT) devem ser julgadas pela Câmara no mês que vem. Além do parecer prévio do TCE para que fossem rejeitadas as de 2016, existe a mesma orientação para as contas de 2014 e 2015.

Papel nocivo

Em sua participação no Brazil Conference, organizado pela Universidade de Harvard e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, no sábado, 6, a senadora Kátia Abreu (PDT) defendeu que o papel da TV Justiça é “nocivo”, por expor o Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Katia, a TV Justiça contribui para politização das matérias decididas pelo STF. “Na minha opinião, os ministros do Supremo não podem ser tratados como políticos. Em nenhum lugar do mundo existe TV Justiça, só no Brasil”, afirmou a senadora tocantinense.

Primeira linha de Palmas para o Nordeste

Pioneiros sustentam que não é verdadeira a informação de que o voo da Azul para Recife (PE) será o primeiro de Palmas para o Nordeste. Segundo eles, já houve vôo da Gol da capital do Tocantins para São Luís (MA). Essa linha, de 2002, não durou 180 dias.

Prova cabal

A queda de parte da ponte da Alça Viária, que fica sobre o Rio Moju, no interior do Pará, foi recebido no Palácio Araguaia como prova cabal de que o governador Mauro Carlesse tomou a melhor medida ao interditar a Ponte de Porto Nacional.

Por aclamação

O 2º sargento Milton Lima foi eleito por aclamação, no sábado, 6, em assembleia geral, para presidir a Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiro Militar do Estado do Tocantins (Asspmeto) durante o triênio 2019/2022. Também foram eleitos a nova Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da entidade.

“Boa noite, presidente Lula”

Com o primeiro ano de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completado nesse domingo, 7, o PT e movimentos de sociais de esquerda começam uma campanha nacional em favor de seu líder maior. Em Palmas, a Jornada Lula Livre será aberta nesta segunda-feira, 8, às 18h30, com a Vigília Lula Livre: Anoitecer com Lula Livre “Boa noite, presidente Lula”. O movimento segue até quarta-feira, 10.

Dia do Jornalista

A Câmara oferece um café da manhã à imprensa nesta terça-feira, 9, a partir das 8 horas, pelo Dia do Jornalista.

Leia também