CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Sem emendas parlamentares fica difícil realizar feiras agropecuárias, diz Faet

Paulo Carneiro (2º à esq.) em reunião com Wanderlei e deputados (Foto: Faet/Divulgação)
Sem emendas parlamentares fica difícil realizar feiras agropecuárias, diz Faet
5 (100%) 2 votos

Coluna do CT

Sem emendas parlamentares, fica difícil

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faet), Paulo Carneiro, se reuniu com deputados na terça-feira, 23, e falou das dificuldades enfrentadas pelos sindicatos rurais para a realização das feiras agropecuárias deste ano. “Nossos presidentes precisam honrar seus compromissos com fornecedores. Nós contamos com o apoio de vocês, deputados, e do governo, sem as emendas parlamentares fica difícil realizar as feiras este ano”, avisou.

MPE não é simpático

O uso de emendas parlamentares para eventos e shows não conta com nenhuma simpatia do Ministério Público Estadual. Esses gastos, inclusive com feiras agropecuárias, foram alvo de uma ação civil pública do MPE em 2017 contra o governo do Tocantins.

Prioridade para feiras

No entanto, o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) disse que o governador Mauro Carlesse (PHS) não mede esforços para atender a demanda do presidente Paulo Carneiro. “O governador solicitou aos deputados prioridade na destinação de emendas para as feiras. Nossas feiras são tradição cultural em nossos municípios, não podemos deixar de realizá-las”, defendeu. Para o vice, além de fomentar a economia, as feiras e exposições agropecuárias promovem a integração das cidades com o campo e oferece diversão à população.

Apoio garantido

O presidente da Assembleia, Antônio Andrade (PHS), afirmou que os parlamentares “irão cumprir com suas bases” e trabalharão para a realização dos eventos em seus municípios. Os representantes dos sindicatos rurais dizem ter saído da reunião “otimistas e com a certeza de que podem contar com o apoio do Legislativo e do governo do Estado”.

Carona frustrada

Na Câmara, a oposição ao prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, Yaporan da Fonseca Milhomem (PV), tentou pegar carona na recomendação de afastamento contra ele feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e cassá-lo. No entanto, não deu certo. A sessão extraordinária convocada para a manhã desta sexta-feira, 26, para votar o relatório da comissão processante não deu quórum. Nem os três membros da comissão processante compareceram.

Intervenção e “desintervenção”

Yaporan chegou a ter a recomendação de afastamento acatada por Mauro Carlesse (PHS), mas TCE e o governador mantiveram o prefeito depois que ele apresentou os documentos cobrados pela Corte de Contas. Em seguida, a própria Justiça suspendeu os efeitos da resolução do TCE que recomendava o afastamento do pevista.

Casa cheia, plenário vazio

No entanto, a oposição se animou e abriu uma comissão processante com  17 acusações contra Yaporan, a maioria sobre o extrapolamento de prazos já apontado pelo TCE. Os vereadores da oposição convidaram a imprensa, comunidade e até locaram uma tenda, que chegou a ser instalada na frente da Câmara. Contudo, com o Legislativo cheio, só apareceu por lá o presidente, vereador Kleber de Selino (PR).

Sem quórum qualificado

A oposição conta com maioria na Câmara – 5 dos 11 parlamentares. Mas, para aprovar o parecer pela cassação de Yaporan, eram necessários os votos de dois terços do Legislativo, o que é impossível numa correlação de forças tão apertada.

Ótimo astral

Os deputados federais Vicentinho Júnior (PR) e Osires Damaso (PSC) e o histórico emedebista tocantinense José Luiz Dias Lima foram a Barretos (SP) nesta sexta-feira, 26, fazer uma visita – foto – ao prefeito licenciado de Paraíso e ex-governador, Moisés Avelino (MDB), que se prepara para iniciar o tratamento contra um tumor na bacia. Avelino ainda está fazendo uma bateria de exames. Só depois é que a equipe médica decidirá o tipo de tratamento. Conforme os visitantes, o ilustre paciente está com ótimo astral.

Máquinas desviadas

Os vereadores de Gurupi Cláudio do Trevo (PPS), André Caixeta (PSB) e Ivanilson Marinho (PMDB) acusam o presidente da Assembleia, Antonio Andrade, de prejudicar a recuperação da TO-365. Segundo Cláudio do Trevo, a pedido de Andrade, teriam sido desviadas máquinas que estavam nas margens do Rio Tocantins para a região de Apinajé e Santa Rosa do Tocantins, enquanto o destino seria do Trevo da Praia até Gurupi.

Carlesse na região sul

As críticas ocorrem às vésperas de uma visita do governador Mauro Carlesse à região sul do Tocantins, onde estará na segunda, 29, e terça-feira, 30. Os vereadores devem conversar com Carlesse sobre o assunto.

Iluminação para a BR-153 em Guaraí

Os 11 parlamentares de Guaraí aproveitaram a Marcha a Brasília organizada pela União de Vereadores do Brasil (UVB), que começou na terça, 23, e terminou nesta sexta, para visitar os congressistas tocantinenses. Na foto, o encontro deles com o senador Eduardo Gomes (SD). Na pauta de reivindicações dos vereadores, recursos para iluminação do trecho urbano da BR-153, apontou o presidente da Câmara, Saboinha Júnior (PV). Eles conseguiram garantir R$ 600 mil para esta finalidade.

A ATR é tão boazinha!

Na Câmara de Palmas, o estranhamento é grande sobre a preferência da BRK Ambiental pela Agência Tocantinense de Regulação (ATR), enquanto quer distância, como o diabo da cruz, da Agência de Regulação de Palmas (ARP). Um vereador lembrou a personagem do programa Jô Soares, que no final dos anos 1970 dizia, ingenuamente, que “brasileiro é tão bonzinho”. “Sem essa ingenuidade, a BRK está dizendo: a ATR é tão boazinha!’”, disparou o parlamentar.


 

De olho na Previdência – o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol), Mozart Felix, avisa que acompanha de Brasília a tramitação na Câmara da proposta de emenda à Constituição (PEC) da Reforma da Previdência. Felix e outros líderes sindicais foram recebidos esta semana pelos deputados federais Juarez Costa (MDB) e Celso Russomanno (PRB).

 

Visita ao TCE – O prefeito em exercício de Paraíso, Celso Morais (MDB), visitou na quarta-feira, 24, o presidente do TCE, conselheiro Severiano Costandrade, e o vice, conselheiro Alberto Sevilha. Na visita de cortesia, Morais tratou da prestação de contas e andamento de demandas que tramitam na casa. 

Quadrilhas Juninas – A Prefeitura de Gurupi lançou o edital do Concurso de Quadrilhas Juninas. As inscrições são gratuitas e começam na segunda-feira, 29, com encerramento em 29 de maio. Ainda deverão ser feitas na sede da Secretaria de Cultura, localizada na Rua Adelmo Aires Negri, nº 1356, Centro de Gurupi, em horário comercial. O XX Arraiá da Amizade será realizado de 13 a 15 de junho.

Leia também