CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Vandim levanta possibilidade de assalto a seu comércio ter relação com a CPI do PreviPalmas

Vereador Vandim do Povo (Foto: Aline Batista/Câmara)
Vandim levanta possibilidade de assalto a seu comércio ter relação com a CPI do PreviPalmas
5 (100%) 11 votos

Coluna do CT

(Foto: Aline Batista)

Tem relação com a CPI?

O vereador Vandim do Povo (DC) não descarta a possibilidade de o segundo assalto, em pouco tempo, a seu comércio na sexta-feira, 26, estar relacionado com sua participação na CPI do PreviPalmas. Conforme o parlamentar, apesar dos objetos de valor no estabelecimento, nada foi levado. “Fomos assaltados novamente na minha empresa. Arrebentaram três portas e vasculharam todos os meus documentos, e não roubaram praticamente nada. A preocupação é: Por que estão fazendo isso? Talvez seja uma retaliação. Nós estamos à frente da CPI [do PreviPalmas] e minha preocupação é muito grande sobre ter relação com isso”, afirmou da tribuna da Câmara.

Já pediu

O advogado Leandro Manzano, que defende o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), contou à coluna que já pediu para o sistema prisional do Pará autorização para acompanhar a oitiva do empresário Elton Felix Gobi Lira, envolvido na operação Circus Maximus da Polícia Federal, que apura corrupção no Banco Regional de Brasília, e cuja empresa prestou serviços ao PreviPalmas. Lira será ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os investimentos de risco do PreviPalmas no Cais Mauá.

Extraoficialmente

Manzano contou à coluna que, extraoficialmente, o pedido dele já foi autorizado. Mas, formalmente, a resposta sairá nesta quinta-feira, 2, já que o responsável estava ausente na terça-feira, 30.

Caso Moisés

O governador Mauro Carlesse (PHS) receberá a família do prefeito de Miracema, Moisés da Sercon, assassinado em agosto. A audiência será na manhã desta quinta-feira, 2. Os familiares vão reivindicar posição firme do Estado no caso e também estrutura para os investigadores.


Equipe de Moro

A família contou que a equipe do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, está em contato, dando atenção. Moro deve receber os familiares de Moisés neste mês.

 Obras paradas

O deputado estadual Elenil da Penha (MDB), presidente da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público, convocou para o dia 23 uma audiência pública para discutir as obras paradas no Estado. O secretário estadual de Infraestrutura, Renato Assunção, já confirmou presença.

Federais e estaduais

Conforme Elenil, serão discutidas todas as obras paradas no Tocantins, estaduais e federais, como a Ponte de Xambioá e a Avenida NS-15, em Palmas.

Mourão palestra para CUT

O ex-deputado estadual Paulo Mourão (PT) vai palestrar na Conferência Estadual de Formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Tocantins nesta sexta-feira, 3, às 9 horas, na sede do Sintet. O tema é “A conjuntura política: estadual, nacional e internacional”.

MDB de Gurupi em eleição

O MDB de Gurupi vai realizar sua eleição no dia 10, das 15 às 19 horas, na Loja Maçônica da Rua 8. O atual presidente, o ex-vereador Valter Júnior, é o único candidato até o momento.

 

 

Reclamações a Mourão

A senadora Kátia Abreu (PDT) se reuniu na terça-feira, 30, com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (foto), para apresentar o potencial da região do Matopiba (formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e manifestar sua preocupação com o leilão da Ferrovia Norte-Sul, ocorrido no mês passado. A parlamentar argumentou que, da forma como se deu, a concessão da Norte-Sul restringe o direito de passagem dos operadores independentes na ferrovia, considerada estratégica no escoamento da produção agrícola nacional. O vice-presidente disse que vai conversar sobre o assunto com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e com o presidente Jair Bolsonaro.

Água para Todos reiniciado

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) disse que reiniciou as obras do Programa Água para Todos. Nesta etapa, estão sendo construídos Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água (SCAA), uma das frentes de trabalho do programa financiado pelo Ministério da Integração Nacional. As obras estão sendo executadas com o repasse de parte da segunda parcela, no valor de R$ 3,7 milhões, assegurada no segundo semestre de 2018.

Agora é a Guarda Metropolitana

Depois dos agentes de trânsito e transportes, agora é a Guarda Metropolitana que quer a incorporação de benefícios ao salário para evitar prejuízos na aposentadoria. A categoria quer incorporar os 30% de periculosidade e 10% de adicional noturno à remuneração, que, segundo ela, perde 40% de subsídio ao se aposentar. Na tarde de terça-feira, 30, o vereador Filipe Fernandes (DC) se reuniu com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do município, Tiago Marcone; com o presidente do Sindicato da Guarda Metropolitana, Fernandez; e outros membros da entidade, para solicitar o benefício à gestão municipal.

Assistência religiosa

A deputada estadual Vanda Monteiro (PSL) apresentou projeto de lei na Assembleia para regulamentar a assistência religiosa em hospitais e sistema prisional do Tocantins. Para ela, o projeto “é uma necessidade social importante, reivindicada pela categoria e vai contribuir efetivamente na administração desses locais”.

Leia também