CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

EM OFF / Diante das especulações, Fortes e Stival mostram proximidade com Josi; em Araguaína, até Jorge Frederico e Wagner vão à festa de Raul Guimarães; em Piraquê, Laurez filia prefeito adversário de importante governista

OPERAÇÃO NÃO É NADA DISSO

Stival em visita à prefeita Josi Nunes na sexta-feira (Foto: Divulgação)

Intensas movimentações nos últimos dias do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) e seu principal aliado, o empresário Oswaldo Stival (PSB), para mostrar que a relação com a prefeita Josi Nunes (UB) caminha às mil maravilhas. Elas ocorrem em meio às especulações de palacianos vazadas à imprensa de que Fortes teria sido definido como o candidato governista escolhido para Gurupi, sob as bençãos do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e de seu vice Laurez Moreira (PDT).

ATÉ VICE JÁ SE ESPECULA

O caso é que Stival e Fortes compõem a gestão de Josi com indicações de secretários e outros cargos, ao mesmo tempo que fazem movimentos de quem prepara para disputar as eleições de 2024 na cidade com candidatura própria, no caso, o deputado. Inclusive, outra grande especulação em Gurupi é de que o vice poderia ser Juarez Moreira (PDT), filho de Laurez.

STIVAL NO PAÇO

Diante desse quadro de disse-que-disse, o empresário Oswaldo Stival foi na sexta-feira, 20, ao Paço para uma conversa com a prefeita. Sobre o motivo da visita, ao ser perguntado, um secretário respondeu à coluna: “Com certeza não foi só tomar um cafezinho”.

PARCERIA FORTES-JOSI

Já no sábado, 21, na 19ª edição do projeto Cooperar, da Cooperfrigu, empresa de Stival, Fortes e Josi fizeram até vídeo para anunciar emenda que o deputado contou ter conseguido liberar com o governador Wanderlei para dois shows do aniversário de Gurupi, nos dias 13 e 14 de novembro. A prefeita aproveitou para agradecer e elogiar Wanderlei.

TUDO JUNTO E MISTURADO

Nesse evento da Cooperfrigu estavam Josi, os deputados estaduais Gutierres Torquato (PDT) e Eduardo Fortes, vereadores, Laurez Moreira e todos os que em 2024 estarão em palanques diferentes, o que mostra a força de Stival entre os caciques locais.

UM DESMENTIDO RESOLVERIA

Agora era muito fácil dizer que não há acerto algum com o Palácio: uma simples nota de Fortes desmentindo qualquer acordo resolveria. Semana passada a assessoria dele informou que não há nenhum entendimento para que o parlamentar deixe o PSD – palacianos dizem que o governo não o apoiará no partido de Irajá. Contudo, a conversa entre Fortes e o Palácio não foi negada.

UM CHEGA, OUTRO SAI

Em Araguaína, a festa de aniversário dos 40 anos de Raul Guimarães, irmão do deputado federal Alexandre, também reuniu quase todos os que estarão em palanques diferentes nas eleições da cidade no ano que vem. Passaram por lá o prefeito Wagner Rodrigues (SD) e seu principal adversário para a disputa de 2024, o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos). Não passou despercebido dos convivas que, quando Wagner chegou, Jorge deixou a festa.

NA CABEÇA OU NA GARUPA?

Porém, a expectativa não se cumpriu. Era esperado que Raul fosse anunciado como pré-candidato a prefeito, o que acabou não ocorrendo. Mas aliados, e até adversários, de Alexandre não têm dúvida de que o irmão vai mesmo disputar as eleições. A questão é que ninguém acredita que Raul vá encabeçar chapa, mas que seria o provável vice de Wagner, ainda que o deputado tenha negado ao site Gazeta do Cerrado: “Se podemos ser a cabeça porque nós vamos andar na garupa?”, perguntou.

ADVERSÁRIO FILIADO

Em Piraquê, o vice-governador Laurez filiou o prefeito Neto SOS (ex-PV) ao seu partido, o PDT. Neto é adversário do ex-prefeito e fortíssimo líder local, Eduardo Sobrinho, um dos coordenadores da campanha de Wanderlei em 2022 e atualmente assessor especial do Palácio. Dizem que Sobrinho engoliu, mas não gostou.

APOIO DO POVO

O pré-candidato a prefeito de Palmas pelo Podemos, Eduardo Siqueira Campos, segundo aliados, tem dito que não tem apoio nem do Palácio nem da Prefeitura, mas o que busca mesmo “é o apoio do povo”. Para isso, o ex-prefeito e ex-senador não para. As reuniões e conversas nas mais diversas regiões são diárias.

TUM PRÉ-CANDIDATA EM PALMAS

Uma novidade do final de semana foi a jornalista Roberta Tum, que assumiu a presidência metropolitana do PCdoB. Ela disse à coluna que foi indicada como pré-candidata à prefeita de Palmas pelo partido na federação composta também por PT e PV. Tum afirmou que sua meta prioritária agora é organizar o PCdoB financeira e documentalmente, já que existem pendências que restringem a sigla no recebimento do fundo partidário. “Então, minha primeira meta agora é essa, fortalecer a militância orgânica e iniciar um processo de debate dentro da federação sobre o que nós pretendemos”, adiantou.

IRAJÁ NO SUL

O senador Irajá (PSD) fez um tour pela região sul nesta segunda-feira, 23. Ele foi a Formoso do Araguaia, onde participou do lançamento do projeto “Vereador por Um Dia”, do parlamentar local Gabriel Bezerra (MDB). Depois seguiu para Gurupi, acompanhado dos prefeitos de Figueirópolis, Jakeline Pereira, e de Porto Nacional, Ronivon Maciel. Sobre esses dois companheiros, o senador afirmou: “A Jakeline está fazendo milagres e o Ronivon tem meu apoio”.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também