CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

CASACOR Tocantins inova ao apresentar construção de ambientes com o uso da sustentabilidade

A CASACOR Tocantins 2023 traz ambientes que se destacam pela abordagem de sustentabilidade e inovação, oferecendo aos visitantes uma experiência única no mundo da arquitetura e do design de interiores. A mostra, que acontece até o próximo dia 29 de outubro, no estacionamento do Capim Dourado Shopping, em Palmas, apresenta uma série de ambientes que exploram o potencial da arquitetura sustentável e soluções inovadoras.

O ambiente da arquiteta Ingrid Casola, o Living Essência traz um protótipo que faz parte do Palmas Recicla e compõe o programa Renova Palmas, onde são abordados temas relacionados à sustentabilidade, o EcoPoint, que foi elaborado pela graduanda de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabella Dias. Segundo a estudante, o ponto de partida para o projeto foi a atratividade para o público, não perdendo a característica primordial, que é divulgar o projeto que estará disponível para a população em breve e em vários pontos da capital.

“Nós elaboramos a disposição dos ambientes de forma que todas as fachadas tivessem relação com o entorno, possibilitando a dinamização do uso tornando-o mais atraente. Além da função que o EcoPoint tem em ser um ponto de coleta de materiais recicláveis, ele também vai servir de ponto de apoio para as pessoas. Ele vai funcionar em turnos estratégicos para atender a demanda de cada região e proporcionando vida aos locais e seus entornos”, afirma Isabella.

A Tiny House, desenvolvida pela arquiteta Louise Cortez, se concentra no conceito de “construção limpa”, onde a redução de resíduos e descartes é uma prioridade. Louise empregou materiais naturais, como pedras e madeira, não apenas na fachada, mas também no interior do ambiente, criando um espaço aconchegante e acolhedor. “Mesmo com essa metodologia, priorizamos o conforto e bem-estar que são essenciais para uma habitação completa, abrangendo todas as necessidades de uma casa”, explica.

A galeria Raízes da arquiteta Carol Alves traz uma exposição com obras de arte do artista Marcos Dutra, suas obras exploram a arte contemporânea com preferência pelo abstrato e instalações. Os elementos da cultura tocantinense se fundem com pigmentos naturais, como barro, açafrão e urucum, para criar telas e objetos únicos que celebram a arte local.

No “Loft DNA” projetado pelo arquiteto Danilo Noleto, a fusão do minimalismo com o conceito de design se faz presente. Com uma abordagem de cores discretas, o ambiente realça a estética escultural dos móveis, incorporando tecnologia e elementos naturais para criar uma visão de futuro envolvente e sustentável. “O ambiente se complementa com a ideia do carro elétrico que também traz essas características de um novo tempo que a gente vai viver, que é a ideia de um mundo mais sustentável”, destaca o arquiteto.

A mostra que segue no Capim Dourado Shopping até o dia 29 de outubro, contempla um espaço de 2.600 metros quadrados, com 25 ambientes para serem visitados. Na última semana da mostra, a partir da próxima terça-feira, todo o público entra com 50% de desconto e o horário de funcionamento é das 16h às 22h de terça a sábado, e aos domingos e feriados das 15h às 21h. Os ingressos para a CASACOR Tocantins 2023 podem ser adquiridos através do link: https://appcasacor.com.br/events/tocantins-2023/tickets. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também