CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

À Coapa, Halum sugere fundo “com a participação de todos” para recuperar estradas

À Coapa, Halum sugere fundo “com a participação de todos” para recuperar estradas
5 (100%) 10 votos

O secretário da da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, César Halum (PRB), esteve na quarta-feira, 3, com o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, e ouviu as demandas dos produtores rurais, com destaque para o fim da taxação sobre o frete para transporte de grãos e a recuperação das estradas para facilitar o escoamento da produção agropecuária.

Sobre a recuperação das estradas responsáveis pelo escoamento da produção no centro-norte tocantinense, cobrada pela Coapa, Halum chegou a sugerir a criação de um fundo colaborativo, por reconhecer não ser uma “estratégia correta” a taxação ou aumento de alíquota de frete para levantar os recursos para o investimentos.

“Discutimos com os produtores a criação de um fundo que possa permitir a recuperação de estradas com a participação de todos. O diálogo é importante agora para encontrar uma solução mais rápida e econômica para todos”, comentou o secretário de Agricultura do Tocantins, alegando ainda que “o governo também tem suas dificuldades”.

Khouri ainda cobrou do Estado a garantir de segurança jurídica e deve executar políticas públicas de incentivo aos produtores para que haja crescimento na produção de grãos. “O produtor não pode ser taxado no transporte do produto no mercado interno para abastecer as fábricas de ração”, ressaltou.

O presidente da Coapa disse que seria inimaginável pensar numa “indústria integradora” de carne de suínos e aves, por exemplo, taxando a produção de milho, sorgo e soja. “Essas indústrias provavelmente se instalarão em Goiás ou sul do Maranhão e Pará”, destacou com preocupação.

“As medidas que o governador [Mauro] Carlesse tem tomado na área tributária, são todas de incentivo à produção. Portanto o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] do milho para o mercado interno a 0% é um exemplo estratégico disso”, afirmou o secretário da Agricultura.

Ainda durante a reunião, os representantes da Coapa e o secretário Halum definiram que na próxima edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que acontece anualmente em Palmas, será disponibilizado um espaço para a cooperativa de Pedro Afonso recepcionar seus associados e parceiros comerciais. (Com informações da Ascom/Coapa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também