CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Empresários e gestores públicos discutem o turismo das Serras Gerais

O Sebrae Tocantins discutirá sobre o desenvolvimento sustentável do turismo nas Serras Gerais, região que reúne diversos atrativos, potenciais locais de exploração do turismo, seja de vivência, ecoturismo, de aventura ou gastronômico. O movimento propõe a retomada do turismo após a pandemia da covid-19 e se traduz em duas ações: o Fantur, que acontece nesta quarta (1º) e quinta-feira (2), e o 2º Fórum de Turismo das Serras Gerais, na sexta-feira (3), em Dianópolis, para empresários, comunidade e gestores públicos dos 18 municípios da localidade.

O 2º Fórum de Desenvolvimento do Turismo nas Serras Gerais prevê a participação de mais de 300 pessoas, a partir das 8h, no Colégio João D’Abreu, na cidade polo da região Sudeste do Tocantins, onde as Serras Gerais estão localizadas. Será realizada uma palestra com o tema “O Turismo na Nova Economia” e um painel de negócios com os parceiros e convidados que debaterá “Negócios, Inovação e Sustentabilidade”.

O coordenador de Desenvolvimento do Turismo no Sebrae Tocantins, Alex Veras, explicou que o trabalho realizado junto aos empresários do trade turístico está “focado na retomada dos negócios, neste período de pós-pandemia, em que as pessoas estão voltando a viajar e conhecer novos pontos turísticos. Por isso, é importante fortalecer esse segmento”.

A gerente do Sebrae, Fabíola Wolney, afirma que as ações são muito relevantes para que a exploração do potencial turístico na região das Serras Gerais, já conhecido mundialmente, seja feita de forma segura para garantir o desenvolvimento local, sem degradação do meio ambiente e dos pontos turísticos como um todo. “Nosso objetivo primordial é despertar na comunidade o cuidado, a organização e ordenamento do turismo na região, com propostas aos empreendedores, gestores públicos e comunidade envolvida com o turismo, por meio da inovação e interação”, concluiu.

O Fórum será realizado pelo Sebrae em parceria com entidades chaves para o desenvolvimento turístico que são o Ministério do Turismo, Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Fecomércio, Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Associação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada de Serras Gerais do Tocantins (Assegtur), uma entidade não governamental e sem fins lucrativos.

FANTUR

Desde 2015 o Sebrae Tocantins realiza um trabalho específico junto à comunidade das Serras Gerais, moradores e donos dos atrativos, empresários e gestores públicos. O FANTUR é o acompanhamento de uma comitiva de empresários, para conhecerem os negócios que já demonstram sucesso no setor. Cerca de 20 empreendedores já confirmaram presença.

Segundo o analista técnico do Sebrae Tocantins, Antônio Curcino, gestor do projeto de Desenvolvimento do Turismo das Serras Gerais, o FANTUR propõe levar conhecimento aos empresários que despertaram para os negócios oportunizados pelo turismo e donos dos locais onde estão os atrativos da região. “Nós organizamos esse tour entre os empresários que já estão consolidados e os que estão iniciando para troca de experiência e aprendizado, interação e até mesmo formarem parcerias entre eles, com meta no desenvolvimento do turismo nas Serras Gerais”, destacou. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também