A senadora Kátia Abreu (PDT) afirmou nesta quarta-feira, 4, que o aumento do preço da carne não representa novo patamar e que o valor está abaixo do ideal. “É muito importante considerar que esse preço atual, se a gente for contabilizar e retroagir, ainda não está no patamar que deveria estar em comparação com o passado”, defendeu, durante o seminário Ferrovia Essencial.
Análise coincide com a da ministra
Kátia avaliou que a arroba do boi gordo deve ficar mais barata nas próximas semanas. Como a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a senadora defendeu que o aumento de preço ocorreu por questões pontuais, como o aumento de exportações de carne bovina da China como substituição a carne de porco em meio à peste suína.
A vida e o mercado são assim
Para a também ex-ministra da Agricultura, há ainda a guerra comercial entre China e Estados Unidos. Na análise dela, a perspectiva é que o país asiático busque outros parceiros a médio prazo. “Isso ampliou o mercado para o Brasil não só na área de carnes mas em outras áreas também”, afirmou Kátia. “A vida é assim, o mercado funciona assim. As agruras de um são a alegria de outros.” (Com informações do jornal O Estado de S.Paulo)