CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Senar fortalece a piscicultura do Tocantins com Assistência Técnica e Capacitação

A piscicultura é uma atividade que tem expandido muito no Tocantins. A produtora Marinalva Ferreira Moura, piscicultora no Parque Aquícola Sucupira, em Palmas/TO, é uma das beneficiadas da Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG) e comenta que o atendimento técnico é extremamente importante na atividade diária: “Com o acompanhamento do técnico identifiquei minhas falhas e passei a corrigi-las. Antes da assistência nós havíamos passado alguns ciclos com dificuldades na produção, e hoje através do Senar tenho mais segurança no que estou fazendo, tomando consciência das mudanças necessárias, além de me sentir muito mais estimulada”, comemora.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/TO) está preparado para preencher a lacuna de assistência técnica existente no setor, oferecendo acompanhamento técnico e gerencial com o objetivo de fomentar o aumento da produção, melhorar o processo de gestão do sistema produtivo e consequentemente fortalecer a cadeia da piscicultura.

Onivaldo da Rocha, Engenheiro de Pesca e Técnico de Campo do SENAR, cita os resultados alcançados a partir das recomendações implementadas pela produtora: “reduzimos o ciclo produtivo com o início da criação de tilápia em tanque rede e passamos a utilizar uma tabela de ração específica para tilápias, melhorando o crescimento e reduzindo o tempo de cultivo de 12 para 6 meses, significando um giro mais rápido na produção, aumentando a produtividade e, consequentemente, mais renda para a produtora”.

O presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, afirma que o programa oferece mais segurança aos produtores e fomenta o progresso econômico do setor no Estado. “O agronegócio é a principal atividade econômica e por isso é fundamental criarmos mecanismos que garantam maior produtividade e renda aos nossos produtores e trabalhadores rurais. É isso que temos muito orgulho de dizer que a ATeG faz no nosso Tocantins”, comenta Carneiro. (Assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também