CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Comitê de Proteção da Amazônia Legal reúne comandantes dos Bombeiros em Belém

0
Comitê de Proteção da Amazônia Legal reúne comandantes dos Bombeiros em Belém
3.5 (70%) 2 votos

Comandantes Gerais do Corpo de Bombeiros dos estados que compõem a Amazônia Legal reuniram-se, no início desta semana, em Belém (PA), no VII Encontro do Comitê de Proteção da Amazônia Legal (Copal). A reunião foi paralela ao Fórum em Gerenciamento de Desastres, Boas Práticas e Soluções Tecnológicas.

O presidente do Copal, coronel  Dodsley Yuri Tenório Vargas avaliou o evento  como “bastante positivo”. Ele justificou sua opinião dizendo que “o encontro possibilitou que nos conectássemos com profissionais e instituições de renome e de vasta experiência  no processo proteção da Amazônia”. E completou: “Esses contatos e a troca de experiências foram de grande valia”.

Dodsley ressaltou a presença do  consultor de Gestão de Emergência de Israel, Yehiel Kauperstien, como ponto considerável. Yehiel  apresentou um software de monitoramento e  gerenciamento de situações de crises. O presidente anunciou o fato de o Copal adquiri-lo, de forma a otimizar as ações e propósitos do Comitê.

Resultados
Dentre os resultados positivos da reunião, Dodsley citou a proposta de criação de Câmaras Técnicas no Copal, em diversas áreas, a serem compostas pelos conselheiros. “A medida visa montar grupos técnicos de estudos, avaliação e análises sobre temas, propostas e planejamento estratégico do Comitê”, explicou.

Copal
O meteorologista da Universidade do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral da Silva Júnior, apresentou o Copal, falando sobre a proposta de promover a aproximação entre os comandantes gerais dos nove estados da Amazônia Legal, para minimizar as dificuldades e os desafios diários. Ele reafirmou a necessidade de implementar uma cultura de prevenção, que está relacionada ao conhecimento, conscientização e comportamento.

Ferramenta
O Analista da Divisão Ambiental do Centro Técnico e Operacional do Sipam, Flávio Augusto Altieri dos Santos apresentou uma ferramenta chamada SIPAMHIDRO. “A plataforma tem como objetivo integrar dados e, a partir deles, disponibilizar informações e conhecimentos sobre a Região Amazônica. Isso, dentro do contexto de desastre natural hidro e meteorológico, que são as inundações, os alagamentos e também, a questão das queimadas, que recentemente foram incorporadas ao Sistema. Então o objetivo principal é gerar essas informações para os órgãos parceiros e para a população de modo geral” afirmou Altieri.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Pará, coronel Zanelli, falou sobre a importância do Fórum, que reuniu os comandantes e possibilitou a consolidação  do Comitê. “Desde 2016, a gente vem trabalhando um Comitê de proteção da Amazônia Legal, com a proposta de articular ações e políticas para que a gente possa criar uma infraestrutura, criar possibilidades de parcerias, não só organizações do nosso país, mas organizações internacionais”, disse.

Zanelle enfatizou, ainda, o objetivo do Copal de dá suporte, visando criar uma logística, por meio da qual os “Corpos de Bombeiros possam fazer frente, especialmente, no combate à incêndios florestais”.

Presenças
Estiveram presentes os Comandantes das UBM´s da Região Metropolitana de Belém e os alunos Oficiais das Academias Bombeiro Militar e da PM. Estudantes do Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas (CCNT/UEPA) e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Risco e Desastre na Amazônia (PPGGRD/UFPA) puderam se credenciar para participarem do evento. (Da Assessoria de Imprensa)

Receba notícias do CT em seu e-mail
Inscreva-se para receber as últimas novidades e atualizações diretamente no seu e-mail.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...