CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Carlesse defende construção da Transbananal em visita de líderes indígenas ao Palácio Araguaia

Carlesse defende construção da Transbananal em visita de líderes indígenas ao Palácio Araguaia
5 (100%) 10 votos

O governador Mauro Carlesse (DEM) defendeu a construção da rodovia Transbananal, BR-242, que passará pela Ilha do Bananal, durante visita que recebeu de líderes indígenas na noite dessa segunda-feira, 7. A rodovia prevê o asfaltamento de 90 km pela ilha, com economia de tempo e distância para o escoamento da produção de Tocantins e Mato Grosso em direção ao Porto de Itaqui (MA).

Visitantes

Carlesse recebeu o cacique tradicional da etnia Karajá, Izaque Waxia Karajá; o cacique administrativo principal, Clebe Ixydeo Karajá; e o também indígena Wesley Kanela Karajá, todos da Aldeia Fontoura, da Ilha do Bananal. Os líderes indígenas estavam acompanhados do presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra.

LEIA MAIS

Licitação da transbananal deve iniciar até fevereiro: “Vai mudar a logística do Centro-Norte”, garante coordenador

Importante para Estados e índios

O governador defendeu no encontro que a construção da Transbananal “é importante para Tocantins e para Mato Grosso, mas também é muito importante para os índios”. “Pois eles terão direito ao pedágio que será gerado por essa estrada e esses recursos vão ser investidos pelos próprios índios na melhoria da qualidade vida deles”, explicou.

Vida digna

Conforme Carlesse, com esse dinheiro, eles terão melhores condições de cuidar de suas terras e “dar uma vida digna para toda a população indígena, que hoje sobrevive com muitas dificuldades”.

Apoio da aldeia Fontoura

De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), os dois caciques manifestaram apoio à construção da Transbananal. “Nós da aldeia Fontoura, da Ilha do bananal, localizada a 400 km de Palmas, juntamente com outras lideranças indígenas Karajá e Javaé, somos favoráveis à construção da TO-500 [Transbananal – BR-242], pois sabemos da importância dessa estrada para o nosso povo, que trará acesso à saúde, educação, turismo, conforto e qualidade de vida ao nosso povo, barateando ao custo de vida nosso e nos conectando ao mundo”, afirmou o cacique Clebe Ixydeo Karajá.

Audiência do dia 18

Carlesse convidou os caciques para participar da audiência pública que será realizada pelo Senado sobre a construção da Transbananal, no dia 18, às 9 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi. A audiência foi solicitada pela senadora Kátia Abreu (PDT) e terá a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Demais líderes indígenas

Conforme a Secom além dos caciques presentes no Palácio Araguaia, o governador determinou a sua equipe o envio de convites para a audiência aos demais líderes indígenas da Ilha do Bananal.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também