CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.
governo-mobile-2

Em videoconferência com deputados, Carlesse chama Dimas de “mentiroso”, diz que ações são do Estado e culpa prefeito por “explosão” de Covid-19 em Araguaína

O governador Mauro Carlesse (DEM) participou de uma videoconferência com os deputados estaduais no final da tarde dessa segunda-feira, 18. Alguns deles contaram à Coluna do CT que Carlesse não escondeu a irritação com o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos), que mais cedo havia disparado contra o Palácio Araguaia

Mentiroso

Aos deputados, o governador chamou Dimas de “mentiroso” por insistir que são da prefeitura as ações de combate à Covid-19 na cidade. Segundo parlamentares, Carlesse disse que o prefeito “não fez nada” e que todas as ações foram do Estado, apesar de Dimas vender “como se fossem dele”. 

Culpa de Dimas

Além disso, chefe do Executivo estadual culpou o prefeito pela perda de controle dos casos de Covid-19 em Araguaína. O governador deu dois motivos para isso: a manutenção do concurso da prefeitura no início da quarentena e a flexibilização das medidas de combate ao novo coronavírus promovida pelo prefeito.

Só com recursos federais

Também na videoconferência com os deputados, o governador repetiu o que o secretário da Saúde Edgar Tolini, já havia dito antes durante audiência na Assembleia: só consegue a instalação de hospitais de campanha com recursos federais.

Tolini havia dito na AL que as três unidades projetadas para Palmas (100 leitos), Araguaína (50 leitos) e Gurupi (50) custam R$ 13 milhões por mês e arrematou que não há dinheiro no Estado para isso.

Prioridade à Covid-19

Ainda na videoconferência com os deputados, o governador anunciou que terão prioridade para liberação as emendas parlamentares destinadas diretamente ao combate à Covid-19. A reunião remota começou às 15 horas e seguiu até por volta das 19 horas dessa segunda.

Politizar a pandemia

Mais cedo, provocado pela imprensa, pelas críticas de Dimas durante entrevista coletiva online, em Araguaína, Carlesse já havia disparado contra o prefeito em nota. Segundo ele, líder araguainense “quebrou as regras [de quarentena] e a cidade disparou em casos e agora fica querendo livrar as costas querendo politizar a pandemia”. 

Sem blá, blá, blá

Para o governador, “o enfrentamento tem que ter coragem e decisão”. “O bloqueio [lockdown] veio para evitar tragédia que o concurso público do prefeito e a flexibilização provocaram”, afirmou, o que repetiria depois aos deputados. “O prefeito tem que sair de trás do computador e ir para a linha de frente e enfrentar o vírus, como estamos fazendo e deixar de blá blás blá”, recomendou o governador: “Haja como prefeito de decisão e pare de conversa fiada! As vidas das pessoas são mais importantes para todos nós!”

Confira a íntegra da nota que Carlesse distribuiu à imprensa:

“O Prefeito quebrou as regras e a cidade disparou em casos e agora fica querendo livrar as costas querendo politizar a pandemia 

O enfrentamento tem que ter coragem e decisão. O bloqueio veio para evitar tragédia que o concurso público do prefeito e a flexibilização provocaram. 

Além de leitos hospitalares e UTIs, precisamos dar garantia alimentar aos mais pobres através de cestas básicas. Precisamos garantir acesso a linhas de credito aos empresários e comerciantes. O prefeito tem que sair de trás do computador e ir para a linha de frente e enfrentar o vírus, como estamos fazendo e deixar de blá blás blá. 

Não está faltando leito de UTI na rede pública e não vamos deixar faltar. Agora que ele trabalhe pra ajudar a não aumentar a contaminação da cidade. Vá lá agora ajudar nossos bombeiros a desinfectar os pontos críticos. Haja como prefeito de decisão e pare de conversa fiada! As vidas das pessoas são mais importantes pra todos nós!”

Governador Mauro Carlesse”


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também