Os senadores tocantinenses Kátia Abreu (PDT) e Eduardo Gomes (MDB) estão na lista dos que retiraram a assinatura do pedido de criação da comissão parlamentar de inquérito que investigaria denúncias envolvendo membros de tribunais superiores. A informação é do site Congresso em Foco. O senador Irajá Abreu (PSD) não havia assinado o documento.
Conforme o site, o requerimento de instalação do colegiado, de autoria do senador Alessandro Vieira (PPS-SE), havia obtido o número mínimo de adesões (27 senadores) na quinta-feira, 7.
Segundo a Secretaria-Geral da Mesa, Eduardo Gomes também solicitou a retirada de sua assinatura por meio de aplicativo de mensagens via celular, com uma foto em que comunicava a desistência. Assim, de acordo com o Congresso em Foco, a exclusão não foi oficializada, mas será feita após o cumprimento de procedimentos burocráticos de confirmação.
Com a retirada de assinaturas, o pedido de CPI será encaminhado ao arquivo. Chamada nos bastidores de “CPI Lava Toga”, a comissão seria criada para investigar o funcionamento de tribunais superiores com foco no Supremo Tribunal Federal (STF). Os trabalhos investigativos incluiriam convocação de ministros das Cortes superiores para esclarecimentos ao colegiado.