O Partido dos Trabalhadores (PT) está em processo de eleição direta (PED), que terá três fases: a municipal, em 8 de setembro; a estadual, dias 21 e 22 de setembro; e nacional, entre 19 e 21 de novembro. Para o diretório regional do Tocantins, duas chapas estão confirmadas, como a Coluna do CT havia antecipado no dia 9 de julho. Uma encabeçada pelo atual presidente, deputado estadual Zé Roberto; e outra por Milne Freitas.
Chapa de Zé Roberto
A chapa de Zé Roberto, pela tendência Movimento PT, conta com a aliança da Democracia Socialista, Articulação de Esquerda e outros grupos internos do petismo.
Moderados x esquerda petista
Milne Freitas, da tendência Partido de Base e de Lutas (PBLU), tem o apoio do suplente de senador Donizeti Nogueira, da deputada estadual Amália Santana e do ex-prefeito de Colinas José Santana, da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB). Esse grupo, mais moderado, comandou o PT por cerca de 20 anos, até que perdeu a direção para Zé Roberto e seus aliados em 2015. Esses últimos representam o segmento mais à esquerda do partido.
Três chapas em Palmas
O deputado federal Célio Moura, aliado de Zé Roberto, contou que em 15 municípios do Tocantins haverá mais de uma chapa disputando o PED. Em Palmas três: Vilela, da Democracia Socialista; Laudiceia, do Movimento PT; e professora Rosimar Mendes, da CNB.
Três chapas em Araguaína
Em Araguaína também são três: Edmundo, da Articulação de Esquerda; Tomaz Café, da Movimento PT; e vereadora Verônica Cardoso Dias, da CNB.
Ganhou robustez
Moura avaliou que, sob o comando de Zé Roberto, o PT do Tocantins se fortaleceu e “ganhou robustez”. “O PT é hoje o partido mais organizado do Tocantins, com 105 diretórios, com o MDB em segundo lugar, com 92”, comparou o deputado.
45 pré-candidatos a prefeito
Ele disse que, para as eleições municipais de 2020, o PT já tem 45 pré-candidatos a prefeito, e garantiu que o partido vai disputar com cabeça-de-chapa em todas as cidades onde está organizado.
Mais fortalecido em 2022
Moura avisou que os petistas querem fazer o maior número possível de prefeitos e vereadores, e chegarem ainda mais fortalecidos em 2022, quando pretendem aumentar sua bancada de deputados estaduais — hoje são dois — e de federais — tem um. Além disso, o PT buscará lançar candidato a governador e a senador.