CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Na Estônia, Wanderlei tem encontro com primeira-ministra e reforça intenção de modernizar a gestão pública tocantinense

A comitiva do Tocantins encabeçada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) ainda participa nesta terça-feira, 30, da programação da “E-Governance Conference”, maior evento de governo digital do mundo. Em Tallinn, capital da Estônia, o republicano ressaltou que o Estado vai adquirir novas tecnologias para serviços integrados e também fez registro diplomático com a primeira-ministra do País, Kaja Kallas, e demais autoridades locais.

CRESCIMENTO TECNOLÓGICO DO ESTADO

Wanderlei Barbosa elencou a agenda em Tallinn. “Estamos aqui participando de palestras e de diálogos importantes, mas o mais importante é o que podemos levar daqui: os programas que podem fazer a integração dos serviços públicos do Tocantins. Essa é a nossa busca, servir bem o tocantinense, missão do nosso governo. Por isso, estamos aqui para fazer esse trabalho e estabelecer contatos que possam levar o crescimento tecnológico do nosso Estado”, enfatizou.

Comitiva do Tocantins na “E-Governance Conference”, realizado na Estônia
Comitiva do Tocantins na “E-Governance Conference”, realizado na Estônia (Foto: Antônio Gonçalves/Secom)

ESTADO JÁ INVESTE NA DIGITALIZAÇÃO DE SERVIÇOS

O governador afirmou ainda que a comitiva tocantinense está buscando soluções e serviços digitais para melhorar a eficiência da administração pública tocantinense, mas que a gestão já vem trabalhando nesse sentido. Alguns desses serviços já são digitalizados no Tocantins, como a Posse Digital para servidores comissionados e a realização de boletim de ocorrência online, dentre outros.

SERVIÇOS INTEGRADOS

Para o presidente da Agência de Tecnologia da Informação, Alirio Felix Martins Barros, o Tocantins avança com a oportunidade de conhecer novas tecnologias para setores como Saúde, Educação e Segurança. “Estamos conhecendo as melhores práticas para a transformação digital e uma mensagem que foi dada hoje pela a primeira-ministra da Estônia foi a necessidade de fazer esses serviços simples, ágeis e confiáveis para a população do nosso Estado”, informou. “Já estamos fazendo a digitalização dos nossos serviços, mas nosso objetivo é a integração para servir bem a população tocantinense”, acrescentou Wanderlei Barbosa.

EVENTO

A 9ª edição da E-Governance Conference, na Estônia, país do leste europeu, reúne lideranças de todo o mundo entre os dias 28 e 30 de maio. Além disso, serão realizadas visitas técnicas às principais empresas e às instituições governamentais digitais do país. A Estônia possui um ecossistema de empreendedorismo e inovação com mais de 1.400 startups cadastradas – a maior concentração de startups per capita na Europa.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também