Ele não tinha intenção de disputar as eleições, mas viu o nome ganhar força nas ruas depois que teve sua transferência solicitada ao Palácio Araguaia. O policial militar Roberto Sampaio foi secretário municipal da Saúde da gestão do atual prefeito, Paulo Antônio (DEM), e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
Pré-candidatos
Ganhou projeção na cidade e viu o nome cogitado para disputar as eleições, mas resistia. Havia três pré-candidatos pela oposição, os ex-prefeitos José Wached e Reginaldo Martins, e Tenente Lemos.
Abaixo-assinado com 2 mil assinaturas
Quando o nome de Roberto Sampaio ganhou as ruas, houve o pedido de sua transferência para Palmas. A população não gostou, houve protesto e até abaixo-assinado com 2 mil assinaturas. Mas o ex-secretário de Saúde conseguiu uma liminar na Justiça, que cancelou sua transferência.
Roberto Sampaio x Paulo Antônio
Seu nome como pré-candidato estava consolidado e os demais postulantes foram saindo do páreo. Hoje só ele e o prefeito Paulo Antônio permanecem na corrida sucessória.
Deve optar pelo PSD
Como militar, Roberto Sampaio pode decidir o partido no dia da convenção, e ele deve optar pelo PSD, que já tem uma história eleitoral forte em Alvorada. Aliás, foi o partido pelo qual o prefeito Paulo Antônio se elegeu em 2016.
Ex-aliados
Na época, o atual prefeito tinha o apoio dos senadores Kátia (Progressistas) Irajá Abreu (PSD), mas, ao decidir apoiar o governador Mauro Carlesse (DEM) em 2018, eles romperam. Paulo Lima, pai do prefeito, foi chefe de gabinete de Kátia por muitos anos.
Com os dois pés
Kátia e Irajá agora estão com os dois pés na pré-campanha de Roberto Sampaio.