Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio da Câmara de Palmas, o vereador Diogo Fernandes (PSD) tenta uma reunião com a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) para tentar convencê-la a determinar a reabertura do comércio de “maneira coordenada”, apesar da pandemia de coronavírus. Após conversa com empresários, o social democrata diz ter uma minuta de decreto como sugestão, mas a gestora tucana ainda não respondeu ao pedido de audiência.
Precisamos reabrir o comércio
Diogo Fernandes vai na linha do que já foi pedido pela Associação Comercial Industrial (Acipa). “O isolamento social, até pela orientação sanitária, não pode ser descartada, e acredito que nesse momento foi de grande valia. A população fez sua parte e tivemos só sete casos. Mas nós precisamos reabrir o comércio de maneira coordenada”, defendeu. O vereador defende uma reabertura com a adoção de medidas de contenção, como a obrigação de garantir espaço de 2,5 metros quadrados por cliente, garantir a esterilização de todos, disponibilizar máscaras e luvas a funcionários.
Nosso caso não é tão grave
O parlamentar se disse “preocupado” com a situação do comércio, citando a pesquisa que apontou a possibilidade da crise gerar mais 32 mil desempregados na Capital. “Se essa dosagem [de medidas restritivas] for alta, não vamos estar matando vírus, mas o povo de fome”, anotou. “Com os dados que deram a gente pode ficar otimista, porque são só sete pessoas [confirmadas com a doença]. “O nosso caso não é tão grave, não precisa disto tudo. Ela [Covid-19] só é pior para quem é idoso, diabético ou tem problemas respiratórios”, reforçou Diogo Fernandes.