CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

TEMPO REAL / Entre idas e vindas, encontros e desencontros, recomeço no mesmo lugar

TEMPO REAL / Entre idas e vindas, encontros e desencontros, recomeço no mesmo lugar
5 (100%) 10 votos

Coincidência ou não, Tempo Real foi o nome do blog com o qual estreei no webjornalismo. Isso foi há quase 17 anos. Ignorei o título quando decidi, enfim, largar o jornal tradicional da era Gutenberg e o magistério superior para construir meu veículo de comunicação.

Tempo Real remete não a uma cobertura sincronizada com os fatos, mas a uma abordagem realista do dia-a-dia da notícia em época de fake news

CLEBER TOLEDO É jornalista e editor do CT

O blog clebertoledo.com.br foi pioneiro no jornalismo tocantinense ao levar para os internautas os bastidores da política do Estado em tempo real. Seu grande diferencial, mas hoje se tornou lugar comum. Por isso, o antigo CT, já estava cansado da mesmice do noticiário online, se remoçou, numa volta às origens, com os bastidores, no novíssimo Coluna do CT.

Em outro giro, retomamos agora o velho “Tempo Real”, não com um novo blog, mas como o novo nome da antiga coluna “Bom Dia”. Título a critério de jornalistas e publicitários totalmente alheios a essas idas e vindas. Estava escrito nas estrelas, como dizia aquela música dos 1980?

Tempo Real remete não a uma cobertura sincronizada com os fatos, mas a uma abordagem realista do dia-a-dia da notícia em época de fake news. Quer mostrar o pedaço maior que está submerso, fora dos olhos atentos do cidadão. Mas a coluna também pretende tratar de assuntos que vão muito além do noticioso. Às vezes poderá falar da vida, de forma poética ou apocalíptica. Afinal, neste tempo facebookiano, as experiências das redes antissociais têm alienado. Sempre é bom um choque de realidade.

Em tempo real foi a própria eleição do novo nome desta coluna, via WhatsApp, por um colégio de seletos jornalistas e publicitários tocantinenses, que bondosamente atendeu o pedido deste jornalista pouco afeito ao batismo de produtos, colunas e sites. Não é por outro motivo que este veículo leva o nome de seu proprietário — haja falta de criatividade.

É assim, amigos internautas, que, neste Tempo Real continuaremos a fazer nossas reflexões diárias para além da notícia, como um periscópio, vendo o que você não pode ver, e enviando tudo que se observa para seu wi-fi.

A vida é feita de encontros e desencontros, como ficou claro nesse giro que relatamos na estreia do nome da coluna. Por essas cambalhotas através dos anos, recomeço no mesmo lugar de há quase duas décadas, retomando os bastidores pela Coluna do CT e nossas reflexões neste Tempo Real sobre uma época que se mostra, incrivelmente, cada dia mais surreal.

Astorga (PR), 22 de agosto de 2019.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também