O vereador Vinícius Pires (Republicanos) esteve em São Paulo nesta quinta-feira, 17, para participar de sessão da Câmara de Itatiba. A convite do presidente da Casa, David Bueno (Solidariedade), o republicano apresentou a situação envolvendo a terceirização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Palmas, a cargo da Santa Casa de Misericórdia (SCMI), sediada no município paulista. O contrato de cerca de R$ 139 milhões foi alvo da Operação Falsa Emergência, que prendeu preventivamente Dhieine Caminski, então secretária; Andreis Vicente, ex-superintendente; e Cláudia Fernanda, apontada como lobista. A parceria também é questionada junto à Justiça.
PANORAMA DO CASO
No Poder Legislativo de Itatiba, Vinícius Pires apresentou um panorama da ação judicial que apresentou contra a terceirização – sustentada pelo Ministério Público. O vereador destacou irregularidades como o fato da SCMI já ter sido condenada junto ao Tribunal de Contas de São Paulo, o processo de contratação em sigilo e a dispensa de chamamento público. O parlamentar também trouxe pontos levantados pela Polícia Civil, como o aluguel de uma BMW pela empresária apontada como lobista e que estava cedida ao então superintendente. O palmense ainda repercutiu uma declaração do provedor da Santa Casa, Emerson Neto, de que não há qualquer relação com Cláudia Fernanda. “Só que o pagamento foi feito. O primeiro pagamento para SCMI foi feito no valor de 11 milhões de reais. Um valor muito superior à manutenção das UPAs”, provocou.
EM BUSCA DO REPRESENTANTE
Para o vereador Vinícius Pires, o principal ponto do caso é saber quem é o representante que levou a Santa Casa para Palmas, já que o atual provedor da instituição diz desconhecer Cláudia Fernanda. “Então, quem foi a pessoa que escolheu e fez esse contato”, argumenta. Para isto, o parlamentar pediu o apoio da Câmara de Itatiba.
“Peço o auxílio da Câmara de Vereadores de Itatiba para que possamos avançar nessas investigações e saber, de fato, qual foi, que tipo de relação existe, entre a gestão de Palmas e a Santa Casa de Itatiba. Eu peço desculpa por trazer notícias ruins lá do meu estado do Tocantins”
Vinícius Pires, vereador de Palmas
EMBARAÇO GRANDE
O presidente da Câmara, David Bueno (Solidariedade), agradeceu a participação do palmense e demonstrou interesse na resolução do caso. “A gente sabe que isso é um fato muito sério e leva o nome da Santa Casa de Misericórdia, que é uma instituição daqui da nossa cidade, que serve o nosso município, e que está criando um embaraço muito grande para nós vereadores, para a população de Itatiba e para todo o nosso País. […] O que a gente pede é esclarecimento”, afirmou.
Confira a íntegra da manifestação:








