CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Empresários do setor de alimentos em palestra do Senai sobre inovação

O setor de alimentos, em especial micro, pequenas e médias empresas, foi o público alvo da palestra “Inovação é só para grandes empresas. Será?” promovida na noite desta quinta-feira, 21, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Palmas. Os desafios e tendências ligados a inovação neste segmento para a inovação foram abordados pela consultora do Senai Bahia, Cleide Guedes.

Segundo a palestrante, a produção do setor de alimentos pode, por uma necessidade cada vez maior do cliente, resgatar experiências e ser inovador ao alcançar, por exemplo, o gostinho caseiro de algo que era consumido na casa de uma avó.  “Esse retorno ao mais natural, ao mais saudável, ao aconchego familiar e emocional que sentar em uma mesa tem para o ser humano estão muito mais próximos da micro e pequena empresa, com sua produção artesanal, do que dos grandes. É um desafio para as grandes empresas ser parecida com o pequeno nisso”, explicou Cleide que é engenheira de alimentos e atua há 29 anos como consultora desta área.

A consultora do Senai Tocantins, Míriam Holanda, destacou as diversas possibilidades de atendimento em inovação oferecidos pelo Senai em seu portfólio e por meio de parcerias. “Quando a empresa contrata o Senai ele contrata todo um universo nacional de competências técnicas pois nossa atuação não é regional, não está restrita ao Tocantins. Temos atuação nacional para buscar e oferecer aqui o que, por ventura, ainda não tivermos”, disse acerca da área de Serviços de Tecnologia e Inovação do Senai.

Entre o público convidado, estavam os empresários participantes do Programa de Apoio à Competitividade de Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) desenvolvido pelo Senai e Sebrae. O gerente metropolitano do Sebrae, Antônio Cursino, falou do trabalho da instituição para a inovação entre os micro e pequenos empresários. “Nós temos várias frentes de trabalho e a área de inovação é a bandeira maior, porque a gente entende que o negócio se desenvolve e agrega valor diante do processo de inovação”, avaliou o gerente.

Na oportunidade, representantes do Sicredi também expuseram soluções para os empresários interessados na obtenção de crédito a convite do Núcleo de Acesso ao Crédito da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também