CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Estado vai usar as 11,5 mil doses da Oxford/AstraZeneca para vacinar profissionais da saúde; municípios começam a receber cotas na terça

Chegou ao Tocantins neste domingo, 24, as 11,5 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca do Estado, enviadas pelo Ministério da Saúde. O imunizante foi recebido no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues pelo secretário estadual da Saúde, Edgar Tollini, e pelo superintendente do Ministério da Saúde no Tocantins, Relmivam Milhomem.

Prioridade para hospitais

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, a prioridade são hospitais, unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e consultórios/laboratórios. Os hospitais com atendimentos exclusivos e dedicados a pacientes com Covid-19 são prioritários em relação aos demais.

Em 12 semanas

O secretário Edgar Tollini explicou que esse lote de vacinas da AstraZeneca é destinado apenas para a primeira dose, já que a segunda dose tem um período mais longo que a vacina Coronavac. “O Ministério já acenou que daqui há 12 semanas enviará outra remessa para atender a segunda dose de imunização da população. Então, faremos a imunização de 11,5 mil pessoas, pois não precisaremos fazer a reserva técnica que fizemos no primeiro lote”, explicou o Secretário. As duas vacinas devem ser aplicadas em duas doses, com intervalo de 3 na Coronavac e 12 semanas na AstraZeneca.

Distribuição a partir de terça

Na segunda-feira, 18 o Tocantins já havia recebido um lote de 44 mil doses da CoronaVac. Assim, com as 11,5 mil da AstraZeneca, já são 55.500 doses no Estado para imunização dos tocantinenses. O governo disse que vai proceder agora a conferência do lote no Laboratório Central do Estado (Lacen) e a partir de terça-feira, 26, os municípios começarão a receber suas cotas, que, conforme orientação do Ministério da Saúde, é destinado aos trabalhadores da saúde. (Com informações da Ascom da Sesau)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também