CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Estudantes do Tocantins conhecem o mundo da energia

Quando o caminhão da Energisa chega na cidade, aguça a curiosidade e o desejo de ver de perto como tudo funciona. Principalmente para os estudantes, que chegam carregados de perguntas. “Eles chegam com bastante vontade de aprender, perguntam sobre como funciona o processo de geração da energia, dicas de economia e os principais cuidados que devem ser tomados com o uso da energia elétrica”, diz o palestrante da unidade móvel da Energisa, Wemerson Soares de Souza.

Na parada em Tocantinópolis, no extremo norte do estado, a estudante Maria Eduarda, que cursa o 5º ano do ensino fundamental em uma escola pública, assistiu à palestra e entendeu mais sobre uso consciente de energia. “Eu aprendi que não devemos deixar as coisas ligadas sem necessidade, pois gasta muita energia”, conta.

No mês de fevereiro, o programa Nossa Energia percorreu seis cidades do norte do Tocantins, levando conhecimento e cultura para toda a população. Além das palestras que levam informações sobre segurança e uso consciente de energia elétrica, dentro do caminhão a comunidade ainda pode realizar experimentos com energia elétrica e tirar dúvidas. Do lado de fora, todos que possuem o perfil baixa renda têm a oportunidade de realizar o cadastramento na tarifa social, que dá direito a descontos de até 65% no valor da fatura, e ainda trocar lâmpadas incandescentes ou florescentes por lâmpadas de LED, que são 30% mais econômicas. A programação conta ainda com apresentação dos malabaristas Lonáticos e sessões de cinema ao ar livre, com direito a pipoca. O filme em cartaz é o Mitos Indígenas em Travessia, que mergulha no universo da cultura indígena dos povos Javaé, Kuiukuro e Kadiwéu. Toda a programação é gratuita.

Em Ananás, o músico e conselheiro tutelar do município, Fábio Coelho da Silva, também aproveitou o momento para conhecer um pouco mais o trabalho da Energisa. “Aprendi que é importante fazer a troca de lâmpadas, e o quanto isso ajuda a economizar. Também participei do teatro à noite, uma belíssima apresentação que reuniu muitas crianças. Espero que voltem mais vezes em nossa cidade para fazer a felicidade do povo e das nossas crianças”, afirma.

Em 2020, por meio do programa Nossa Energia, já foram trocadas quase 6,2 mil lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, de forma totalmente gratuita, realizados cerca de mil cadastros na de tarifa social, além de 45 palestras com participação de mais de 900 alunos. “Sempre ficamos muito satisfeitos em ver a participação das pessoas por onde passamos. Sabemos o quanto esse projeto é importante para a população. Além dos serviços, destacamos as orientações de segurança com a rede elétrica e consumo consciente de energia”, explica o analista de Eficiência Energética da Energisa, Domingos Pinto Costa Júnior.

Nossa Energia

O Nossa Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética do Grupo Energisa e segue as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com objetivo de compartilhar informações e promover uso racional dos recursos. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população.

Cronograma

A última parada do caminhão, em fevereiro, foi na cidade de Santa Tereza, que fica a 80 km de Palmas. Agora, em março, o projeto vai acontecer em Divinópolis (2 e 3), Miracema do Tocantins (5 e 6), Aliança do Tocantins (9 e 10), Dueré (11 e 12), Dianópolis (17/3) e Ponte Alta do Bom Jesus (18 e 19). (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também