CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Governo do Tocantins entrega Núcleos de Atendimento em Filadélfia e Babaçulândia e amplia acesso ao serviço de emissão de carteira de identidade

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO) inaugurou nesta terça-feira, 27, dois novos núcleos de atendimento do Instituto de Identificação na região norte do Estado, nos municípios de Filadélfia e Babaçulândia. As inaugurações fazem parte das ações do Governo do Tocantins realizadas para facilitar o acesso do cidadão ao documento da carteira de identidade (RG) e ao Atestado de Antecedentes Criminais.

As instalações dos dois núcleos foram efetivadas através de parcerias firmadas entre a SSP-TO e as prefeituras municipais de Filadélfia e de Babaçulândia.

Em Filadélfia, o evento teve início às 14 horas e ocorreu no prédio da Prefeitura Municipal. O prefeito David de Souza Bento ressaltou o significado da entrega do núcleo para a população de Filadélfia e agradeceu o empenho do Governo do Tocantins na viabilização do projeto. “Moramos em uma região de divisa com o Estado do Maranhão e ter um núcleo aqui em Filadélfia era um sonho antigo de nossa população que agora se transforma em realidade. Temos aqui, em nosso município, um serviço de extrema importância que é a emissão da carteira de identidade e antecedentes criminais, que vai ajudar a toda a nossa população”, pontuou.

Já em Babaçulândia, a inauguração ocorreu às 17 horas. O prefeito Municipal Franciel de Brito, afirmou que a entrega do novo núcleo na cidade é a realização de um sonho antigo da população que ansiava a tempo pelo serviço de emissão de carteira de identidade. “Gostaria de agradecer imensamente ao Governo do Estado e ao secretário Cristiano Sampaio por não ter medido esforços para que esse núcleo, que em muito vai ajudar nossa população, pudesse ser instalado em nossa cidade hoje”, comemorou.

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, que prestigiou a entrega dos núcleos, destacou o esforço do Governo do Estado em dotar os municípios com todos os serviços essenciais aos cidadãos.

“É a descentralização de um serviço de cidadania que o governo do Tocantins está ofertando à população das cidades e que vai auxiliar em muito os moradores que precisam ter seu documento de identidade emitido e que não mais precisarão se deslocar a grandes centros como Araguaína para efetuar esse serviço. O governo do Estado está garantindo mais dignidade a todos os cidadãos do Estado, e vem trabalhando forte para assegurar a cidadania a todos os tocantinenses”, declarou o vice-governador.

O titular da SSP-TO, Cristiano Sampaio, destacou que todos os cidadãos necessitam do documento de identidade, visto que é ele que possibilita o pleno exercício da cidadania e garante o acesso a direitos básicos.  

“São mais de 15 mil pessoas que residem em Filadélfia e Babaçulândia e que não mais precisarão se deslocar de suas cidades para centros maiores como Araguaína, para tirar seu documento de identidade. Desse modo, além de trazer mais cidadania a todos, uma vez que o RG é um documento que possibilita o acesso a uma série de benefícios e direitos, estamos cumprindo nossa missão institucional de garantir que todas as regiões do Tocantins possam ser contempladas como novos núcleos, como os instalados hoje nesses dois municípios”, ressaltou o secretário.

Resultados

Ao comentar as entregas, a delegada geral da Polícia Civil do Tocantins, Raimunda de Souza Bezerra, lembrou que o direito ao documento de identificação é uma premissa básica garantida constitucionalmente e que deve ser ofertada a todos. “O documento de identificação é um símbolo de dignidade e garantidor dos direitos básicos do cidadão. Nesse sentido, o Governo do Tocantins e a Secretaria da Segurança Pública, por meio de acordos firmados com as prefeituras, não têm medido esforços para viabilizar a emissão de tão importante documento”, frisou.

A diretora do Instituto de Identificação, Naídes César Silva, celebrou a implantação de mais dois Núcleos de Atendimento, ressaltando que os maiores beneficiados são os cidadãos que residem nas duas cidades e que agora poderão ter pleno acesso aos serviços disponibilizados pelo Instituto de Identificação. Conforme a diretora, a intensa procura pelos serviços ofertados pelas unidades, já instaladas em todo o Estado dão a dimensão do quão importante são as parcerias firmadas pela SSP e as Prefeituras Municipais para que os núcleos possam ser instalados e entrar em funcionamento.

“Temos trabalhado incessantemente para que todas as cidades do Estado recebam os serviços dos Núcleos de identificação. Dessa forma, as entregas dessas duas novas unidades representam a descentralização dos serviços de identificação e assim cumprimos com a determinação do governador Mauro Carlesse de levar mais cidadania e dignidade a todos”, ponderou a diretora.

Para a superintendente em exercício da Polícia Científica, Aldenis Bezerra, a entrega de mais dois núcleos é de suma importância, sobretudo, para a população mais carente das duas cidades, uma vez que os serviços do Instituto de Identificação agora alcançarão uma região mais distante e muito importante no norte do Estado. “Mais duas cidades que estão sendo beneficiadas com a emissão desse importante documento e que vai facilitar muito a vida do cidadão. Com esses dois novos núcleos, a Polícia Científica amplia seus serviços e atende a demanda da população”, ressaltou.

A entrega dos núcleos do Instituto de Identificação foi prestigiada pelos deputados estaduais, Luana Ribeiro, Jorge Frederico e Olyntho Neto. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também