CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Governo federal confirma inclusão de 91 cidades do Tocantins ao Calha Norte e ATM agradece a bancada federal

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) emitiu uma carta de agradecimento à bancada federal nessa quinta-feira, 30, “pela ampla luta em prol da inserção da totalidade dos municípios tocantinenses ao Projeto Calha Norte”. A Presidência da República expediu despacho ao Ministério da Defesa na quarta-feira, 29, que aprova a incorporação de 91 municípios tocantinenses ao Projeto Calha Norte, após articulação da bancada federal, em especial do senador Eduardo Gomes (MDB). O Ministério da Defesa coordena o projeto.

Para o Tocantins, a previsão de investimento do Projeto Calha Norte em 2022 ultrapassa R$ 50 milhões para ações e atividades de desenvolvimento regional. Na avaliação da ATM, a inserção da grande maioria dos municípios tocantinenses ao projeto ampliará os investimentos destinados às cidades e contribuirá para o desenvolvimento local, regional e estadual.

Um dos principais articuladores do Programa Calha Norte no Tocantins, Gomes promoveu em novembro uma reunião para apresentação do programa aos prefeitos do Tocantins, no auditório da ATM, em Palmas, com a presença do general de Divisão e diretor do Projeto Calha Norte, Ubiratan Poty.

Segundo o Ministério da Defesa, o Projeto Calha Norte tem objetivos estratégicos como o aumento da presença do Poder Público; a melhoria da infraestrutura nas áreas de defesa, educação, esporte, segurança pública, saúde, assistência social, transportes e desenvolvimento econômico. Também busca a promoção do desenvolvimento sustentável; a ocupação de vazios estratégicos; a melhoria do padrão de vida das populações; a modernização do sistema de gestão municipal e o fortalecimento das atividades econômicas estaduais e municipais da região onde atua.

“Em nome de todos os municípios tocantinenses, a ATM apresenta agradecimentos aos parlamentares em Brasília pela articulação e luta nesse empreitada, externando votos de realizações e sucesso aos deputados e senadores no ano vindouro, bem como aos gestores e suas populações. Reafirma que somente com a participação e união de todos poderemos consolidar e estruturar cada vez mais os municípios tocantinenses”, afirma o presidente da ATM, Diogo Borges, na carta dessa quinta.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também