CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Júri técnico inicia fase de degustação dos pratos inscritos no Festival Gastronômico de Taquarçu

Cor, sabor, aroma, originalidade e criatividade são alguns dos itens avaliados pelo corpo de jurado técnico na fase de degustação dos pratos inscritos no 15º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). A avaliação começou na manhã desta segunda-feira, 27, e vai até o dia 01 de outubro, na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur), na Arse 33, Avenida NS-10, Área Verde, Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

Nesta edição, todas as 80 receitas que foram inscritas dentro das normas do edital irão passar por esta etapa de degustação. O preparo dos pratos será avaliado por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas. Serão selecionados os 42 melhores para o festival, que acontecerá de 28 a 31 de outubro.

Com a experiência de quem já participou por quatro vezes do evento, inclusive conquistando o primeiro lugar na categoria Prato Salgado, Débora Almeida investiu no queridinho do Tocantins, o chambari, mas ela não se deu por satisfeita e acrescentou à receita o cajuí, servido com licor de baru. “Sempre procuro trabalhar com pratos que tenham memórias afetivas, e também sou uma apaixonada pelo cerrado, e acredito que o legado do FGT é não deixar morrer essas raízes que temos”.

A jurada Adriana Zago lembra que é importante a fase de degustação para avaliar a preparação do prato no geral. “Nesta fase podemos realmente analisar o sabor, a textura e a originalidade da receita, além de podermos dar sugestões para melhorar o prato, pois queremos que no festival tenhamos bons pratos”, explicou a jurada.

Para a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Tocantins (Abrasel-TO), Ana Paula Seti, é fundamental a presença do júri técnico na seleção dos pratos que vão para o FGT. “É essencial que o participante entenda que a apresentação e a constituição nutricional do prato são importantes. E nós como técnicos tentamos repassar dicas aos concorrentes para que possam chegar ao Festival com um prato bem bacana para atender ao público do evento.”

O presidente da Agtur, Márcio Néris, também ressalta a importância da fase de degustação. “Esse é um momento muito importante, pois na degustação os inscritos podem ter um retorno dos jurados técnicos para apresentar um prato melhor no Festival”, ressaltou o gestor.

Critérios

Para a avaliação da degustação, o participante deverá comparecer à sede da Agtur, em data e horário relacionados abaixo, e executar a preparação e a montagem dos pratos, conforme serão comercializados durante o 15º FGT.

Nesta etapa serão disponibilizados 15 minutos para cada participante, que deverá chegar com 15 minutos de antecedência, devendo este executar o pré-preparo necessário para apresentação do prato em tempo hábil. O participante deverá levar os utensílios necessários para preparação (panelas, frigideiras, talheres e etc). Cada concorrente deverá entregar a cada jurado a receita da degustação digitada e impressa. Os custos de ingredientes e utensílios adicionais para apresentação da preparação concorrente serão de responsabilidade do participante.

No dia da apresentação dos pratos, a Agtur disponibilizará estrutura com pia, fogão, forno e gás. Toda preparação montada será fotografada por profissional para divulgação e uso no material gráfico e digital do 15º FGT.

Confira abaixo data e horário das avaliações

28/09

01.  Rosivan Batista dos Santos – Piraçú – 9h

02.  Vinicius Alves dos Reis – Nhoque Sabor da Terra – 9h30

03.  Valdirene Ferreira Alves de Alencar – Risoto Chambarisul – 10h

04.  Washington de São Luis Fonseca – Macarrão Porco no Creme – 10h30

Comidinha Salgada – Ampla Concorrência

28/09

05.   Antônia Neta Alves Cardoso – Chambatoca – 11h

06.   Adriano Pereira Rodrigues – Carneiro Burguês – 11h30

07.   Arthur Barbosa de Oliveira – Pastel de Chambari – 14h

08.   Alice da Silva Florentino – Espetinho de Tapioca – 14h30

09.   Amanda Kétlim Pereira Rodrigues – Croquete do Cerrado – 15h

10.   Ana Carla Silva Rocha – Combos Cabana – 15h30

11.   Carla Regia Prado de  Aguiar – Pastel do Sol – 16h

12.   Graciela Anchieta Costa Macedo – Esfiha de Chambari com Catupiry – 16h30

13.   Heverton Marinho Lacerda – Quiche Queijo da Terra – 17h

14.   Herley  Rodrigo  Araujo  Franca – Smash  Carne de  Sol – 17h30

15.   Ilana Borges de França – Oxe My Dog -18h

16.   Leila Paes Rosa Celestino – Empadão de Carne de Sol – 18h30

29/09

01.  Liliane Paulino da Cunha Magalhães – Palmas Caldos – 9h

02.   Lucas Gomes da Silva – Na Brasa – 9h30

03.   Lucivanda Oliveira de Souza Correia – Jaca Atolada – 10h

04.   Leydiane de Sousa Castro – Pastel Barú do Cerrado – 10h30

05.   Maria Helena da Rocha Nascimento – Bolinho de Carne Seca – 11h

06.   Mateus Almeida Lima – Brasa da Toca – 11h30

07.   Maria de Lourdes Carlos Inácio – Pamonha Assada na Palha – 14h

08.   Maria Ribeiro Lima de Sousa – Pastel Trio da Serra – 14h30

09.   Mateus Felipe Neres  Ferreira – Divino Burguer – 15h

(Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também