CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Lei que garante distribuição de absorventes para alunas vulneráveis da rede municipal de ensino é sancionada em Dianópolis

O prefeito de Dianópolis, José Salomão (PT), sancionou a Lei 1.482 de 2021, que garante a distribuição de absorventes descartáveis às alunas matriculadas na rede municipal de ensino em situação de vulnerabilidade, sem expor a intimidade da mesma.

Aprovada por unanimidade

De autoria do vereador Bilsan França, a legislação foi aprovada por unanimidade pelos Pares da Casa de Leis e sancionada pelo prefeito José Salomão, instituiu as diretrizes para as ações de Promoção da Dignidade Menstrual de Dianópolis (PDMD) e o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos (PFAH), que serão regidas nos termos desta Lei.

Evitar evasão escolar

Segundo a prefeitura, a lei pretende evitar a evasão escolar, promover a atenção integral à saúde da mulher e aos cuidados básicos referentes à menstruação, além de garantir a universalização do acesso das mulheres vulneráveis financeiramente aos absorventes higiênicos durante o ciclo menstrual e combater a desinformação e o tabu sobre a menstruação, com a ampliação do diálogo sobre o tema, por meios de políticas públicas, nas comunidades e no âmbito familiar.

Urgente e necessário

Segundo o prefeito José Salomão, combater este problema é urgente e necessário. “Enquanto agentes públicos, precisamos estar atentos para as questões à nossa volta. Milhões de mulheres no Brasil e no mundo vivem em situação de vulnerabilidade, sem acesso a recursos para a higiene adequada. Portanto, nosso apoio é imprescindível para que tenham acesso a dignidade humana”, asseverou.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também