CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Membros do PT acionam Justiça para garantir funcionamento da UPA Vila Norte em Araguaína

Membros do PT acionam Justiça para garantir funcionamento da UPA Vila Norte em Araguaína
avaliar matéria

A 2ª Vara de Registros Públicos de Araguaína recebeu nesta segunda-feira, 23, uma ação popular com pedido liminar para garantir o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Norte do município, que, mesmo pronta, estaria sem funcionar desde 2012. A argumentação ao Juízo destaca a necessidade de novas estruturas de saúde para o combate à pandemia de coronavírus, o Covid-19, que tem sete casos confirmados no Tocantins.

Ação de membros do PT

A ação popular é assinado pelo deputado federal Célio Moura (PT), e pelo presidente do Partido dos Trabalhadores em Araguaína, o historiador Edmundo Rodrigues. Além dos dois, o advogado Rubens Araújo da Silva está entre os autores.

Ato lesivo

Os autores destacam o fato de Araguaína ser a segunda maior cidade do Estado e que por isso, é referência não só economicamente, mas também na área da saúde, fazendo com que outros estados recorram ao município para tratamento. Assim, a ação defende ser mais que necessário a abertura de mais uma unidade. “A manutenção do fechamento da UPA se torna, diante do cenário brasileiro que vivenciamos, ato lesivo ao patrimônio e à moralidade pública, onde a inércia do poder municipal se torna ato ilegal, que vai contra todas as medidas, atos e regulamentos direcionados ao controle e atendimento da demanda já existente e que provavelmente irá aumentar em números incontáveis em decorrência dessa pandemia”, justificam.

A Coluna do CT acionou a Prefeitura de Araguaína e aguarda manifestação. O prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) deve comentar a ação popular em transmissão ao vivo sobre as medidas adotadas contra o coronavírus previsto para esta terça-feira, 24.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também