CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Nascida no final do século 19, comunidade quilombola Barra do Aroeira receberá títulos definitivo de área no Jalapão na sexta-feira

O governador Mauro Carlesse (PSL) entrega na sexta-feira, 3, os títulos definitivos de uma área correspondente a mil hectares às famílias da comunidade quilombola Barra do Aroeira, localizada na divisa de Lagoa do Tocantins, Novo Acordo e Santa Tereza do Tocantins, na região do Jalapão. A comunidade luta pelo reconhecimento da há mais de um século. A cerimônia de entrega ocorre às 10 horas, na própria comunidade. O anúncio do Palácio Araguaia vem em meio ao polêmico processo de concessão dos parques estaduais, aprovado com pouca discussão com os impactados, sendo a irregularidade fundiária um ponto de preocupação.

Datada de 1871

São 117 famílias composta por cerca de 1,2 mil pessoas que vivem da agropecuária e do extrativismo. O quilombo tem sua origem datada de 1871, quando Dom Pedro II presenteou o negro Félix José Rodrigues por lutar na Guerra do Paraguai. O território pertence à família dos Rodrigues há 150 anos. Entretanto, a comunidade formalizou sua associação em 2004 e deu início ao processo que originou a titulação definitiva com o Termo de Permissão firmado em 2006. O processo de titulação foi conduzido pelo Instituto de Terras do Tocantins (Itertins).

É uma honra

Por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o governador Mauro Carlesse destaca que a entrega do título é uma vitória para a comunidade e para o Tocantins. “É uma honra poder entregar este título histórico ao quilombo Barra da Aroeira, que tem lutado há dezenas de anos por esse direito sobre suas terras. É minha obrigação tornar este sonho realidade para estas pessoas, que são trabalhadoras e guerreiras, que lutam dia e noite para sustentar suas famílias”, afirmou.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também