CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Odontologia do Ceulp/Ulbra disponibiliza tecnologia avançada para aulas práticas e comunidade

Odontologia do Ceulp/Ulbra disponibiliza tecnologia avançada para aulas práticas e comunidade
avaliar matéria

Tecnologia e inovação para um ensino cada vez mais alinhado ao futuro profissional. Com este objetivo, o curso de Odontologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) afirma que sempre busca modernizar suas ferramentas e aperfeiçoar sua técnica, de modo que seus alunos saiam da graduação o mais bem preparados possível. Recentemente o curso deu mais um passo nessa direção, com a aquisição de uma linha de aparelhos radiológicos super modernos.

Esses equipamentos permitem que sejam realizados três tipos de exames que são bastante comuns: radiografia panorâmica (que dá uma visão de todos os dentes e ossos da face) , teleradiografia (que é uma radiografia lateral) e periapical (que permite a observação mais detalhada da anatomia de até três dentes por vez), mas com o diferencial de serem todos digitais.

A radiografia (raio X) é o exame de imagem mais antigo e um dos mais utilizados na área da saúde, por ser ainda hoje muito eficaz no processo de investigação e diagnóstico. Porém, na maioria dos casos continua sendo feito de forma analógica, ou seja, uma película sensível é exposta à radiação e depois passa por um processo de revelação com reagentes químicos, só então é que a imagem pode ser visualizada. Com os equipamentos adquiridos pelo Ceulp/Ulbra, essa operação é facilitada, pois eles estão conectados a computadores que projetam a imagem diretamente na tela do dentista, sem a necessidade de revelação.

Dos três, talvez o exame de radiologia periapical digital seja o mais interessante. Uma pequena película de fósforo é colocada sobre os dentes do paciente, em seguida ele passa pelo procedimento de raio X normalmente e a mágica acontece só depois, quando a película é colocada na processadora e a imagem é gerada direto na tela do computador. As películas  utilizadas nesse processo tem custos elevados, mas além de não precisarem de revelação, a tecnologia empregada permite que elas sejam usadas até 150 vezes, representando a longo prazo uma considerável redução de custos.

As vantagens da digitalização destes exame são muitas. A primeira, claro, é a economia, pois torna-se desnecessário o uso de películas, reagentes químicos e fixadores diversos. A segunda é a facilidade de acesso e armazenamento, pois o paciente pode ter acabado de fazer o exame e já recebê-lo no seu email, enviar para seu dentista e armazenar no pen drive ou na nuvem. O exame digitalizado ainda permite que o dentista faça pequenos ajustes de contraste que facilitem a visualização e se o resultado não foi satisfatório, se saiu tremido ou borrado, pode ser refeito na hora, facilmente.

Com essa modernidade, o Ceulp/Ulbra afirmou ter saído na frente, pois é a única instituição de ensino de Palmas a ter disponíveis os três tipos de exames digitais, para as aulas práticas de seus alunos. “A formação do acadêmico hoje deve ser voltada ao conhecimento das novas tecnologias e dos avanços da odontologia. Ter esta disponibilidade a eles é extremamente importante para que eles sejam preparados para o mercado de trabalho, e para que tenham conhecimento de todos os equipamentos. […] Isso é algo inovador para o aluno dentro da graduação”, comenta a professora Tássia Silvana, do curso de Odontologia.

E como a academia não deve ter um fim em si mesma, todos esses procedimentos estão abertos para a comunidade. Os alunos do curso de Odontologia sob supervisão de seus professores, atendem na clínica do Ceulp/Ulbra, onde fazem todo o tratamento odontológico gratuitamente e havendo necessidade de algum dos exames citados, o fazem com um valor simbólico e bem abaixo do valor de mercado. Além disso, a clínica do Ceulp/Ulbra tem um convênio com o CEO, Centro de Especialidades Odontológicas do município. O CEO ainda não tem o exame de radiografia panorâmica e anteriormente, quando o médico dentista fazia a solicitação desse exame, era necessário que o paciente – muitas vezes de baixa renda – procurasse uma clínica particular para realizá-lo. Hoje não é mais necessário, pois os pacientes encaminhados pelo CEO podem realizar todos os exames disponíveis na Clínica Odontológica do Centro Universitário, gratuitamente.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também