CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Pelo Tocantins – ATR integra o sistema internacional de gestão de águas

Pelo Tocantins – ATR integra o sistema internacional de gestão de águas
avaliar matéria

ATR integra o sistema internacional de gestão de águas

A Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) foi aceita para integrar o ecossistema do Lisbon International Center on Water (LIS-Water), atualmente com cerca de 120 associados, entre portugueses e estrangeiros. Conforme o órgão, este novo passo permitirá que a ATR promova ações para capacitação contínua dos profissionais da agência, além de facilitar o acesso ao que há de melhor e mais moderno no setor. Um grande avanço para a regulação do estado e, certamente em benefício da população tocantinense.

Centro comercial de Palmas é interditado

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu recomendação ao comando do Corpo de Bombeiros Militar orientando que realizasse vistoria no Centro Empresarial Tukana (antiga Galeria Wilson Vaz), no centro de Palmas, para conferir se ainda persiste o descumprimento das normas de prevenção e combate a incêndio. O documento foi encaminhado ao Corpo de Bombeiros, na terça-feira, 2, pela promotora de Justiça Kátia Chaves Gallieta, que possui atuação na área de defesa da ordem urbanística e da defesa do consumidor. Cumprindo a recomendação, os Bombeiros realizaram vistoria, o que resultou na interdição do local, em razão dos riscos detectados.

Equipamentos em matadouros frigoríficos

A secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) recebeu na terça-feira, 2, da secretaria da Fazenda (Sefaz) o processo para o prosseguimento da licitação com as empresas vencedoras do certame para aquisição e instalação de equipamentos dos matadouros frigoríficos, que estão sendo construídos pelo Governo do Tocantins em oito municípios. Agora o trâmite segue para adjudicação e a homologação da Seagro executora da ação. O resultado com os nomes das vencedoras do certame licitatório foi publicado no Diário Oficial do Estado quinta-feira, 27. As empresas: ECAA Indústria e Comércio LGA Máquinas e Equipamentos Industriais Eirele e Refrigeração Moreira venceram o certame. O valor para aquisição e instalação dos equipamentos é de R$ 5,4 milhões. A previsão de entrega dos equipamentos instalados nos frigoríficos é até dezembro deste ano.

Sine e Junta Comercial do Tocantins firmam parceria

Na tarde da terça-feira, 2, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Messias Araújo, e o diretor do Sistema Nacional de Emprego (Sine), José Alberto, assinaram um termo de cooperação técnica com o presidente da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), Gleydson Nato. Com a parceria, a equipe do Sine terá acesso ao portal de informações da Jucetins (Simplifica Tocantins) para visualização dos cadastros de empresas registradas junto ao órgão. Além da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, a Jucetins realizou a doação de dois aparelhos de ar condicionado, um bebedouro e um computador para a Casa de Apoio Vera Lúcia.

Visita técnica ao Mercadão de São Paulo 

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, realizou na quinta-feira, 27, uma visita técnica ao Mercado Municipal Paulistano (Mercadão de SP). O intuito da viagem foi de ter acesso a detalhes e parâmetros para se usar de referências na construção da Feirinha. O Mercadão ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída e conta com 290 boxes. São mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia.

Arranca Toco disputará nacional de quadrilhas 

A junina araguainense Arranca Toco conquistou o título do 11° Campeonato Tocantinense de Quadrilhas Juninas no domingo, 30. A competição foi realizada em Palmas e contou com a participação de oito juninas, representando Palmas, Monte do Carmo, Tocantinópolis e Araguaína. Com a vitória, a junina garantiu vaga na 15ª edição do Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, promovido pela Confederação Brasileira de Entidades Juninas (Confebraq), que será realizado em Brasília (DF), nos dias 27 e 28, com participação de pelo menos 17 estados.

Dulce em audiência com Dias Toffoli e bancada feminina

Foto: Divulgação

A deputada Federal Dulce Miranda (MDB) participou na da tarde da quarta-feira, 3, de uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, na sede do STF.  O convite partiu do próprio Ministro à bancada feminina do Congresso Nacional e do Senado Federal, com o objetivo de apresentar às parlamentares, os avanços do Judiciário no tocante aos direitos à representatividade das mulheres na política brasileira.

Telefonia móvel para Bielândia

A deputada Federal Dulce Miranda se reuniu na tarde da terça-feira, 2, com o diretor de articulação institucional da Oi, José Zunga Alves de Lima e do representante institucional, Alvimar Marques Camacam. O encontro teve o objetivo levar ao conhecimento da empresa a falta de acesso de telefonia móvel aos moradores do distrito de Bielândia, localizado a 30km de Filadélfia, que estão praticamente incomunicáveis. Em conversa, a deputada informou a eles que somente a empresa Claro possui sinal na região, mas a mesma só atende Filadélfia e um raio de até 30km de distância abrangendo a zona rural. O problema está justamente nesse excedente de 20km, uma vez que Bielância não é contemplada por essa circunferência, deixando os moradores em meio ao isolamento móvel. Após a explanação da Oi, a deputada Dulce Miranda disse que já contactou a empresa Claro e solicitou uma audiência para discutir o problema.

Sistema Integrado de Matrículas cadastra

O Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SimPalmas) abre para matrícula a partir desta segunda-feira, 8. Os cadastros devem ser realizados pela internet, nas secretarias das unidades escolares entre 12 e 18 horas, ou na sala de atendimento do SimPalmas, na Secretaria Municipal de Educação (Av. JK) entre 13 e 19 horas. O atendimento via Palmas Resolve está suspenso. Pais e responsáveis por alunos que já tenham feito o cadastro anteriormente não precisam se cadastrar novamente, apenas fazer as atualizações caso haja alteração no telefone, endereço ou nas opções de unidades educacionais. A nova lista de classificação será disponibilizada no dia 15.

Consórcio para indústria de armazenamento de energia

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ridoval Chiareloto, recebeu sócios de um consórcio chino-brasileiro que pretende instalar no Tocantins uma indústria de equipamentos de alta tecnologia para armazenamento de energia. A reunião que contou com a presença do vice-governador, Wanderlei Barbosa, foi realizada na sede da pasta pela manhã da quinta-feira, 4.

Domingo tem yoga de graça na Praia da Graciosa

Foto: Divulgação

Neste domingo, 7, acontecerá um aulão de yoga na Praia da Graciosa por meio do projeto Curta a Orla. O evento tem início a partir das 17h30, durante o pôr do sol, com o intuito de aliviar o estresse, melhora do funcionamento do sistema cardiovascular e todos os bens que a atividade traz à saúde humana. Recomendado levar uma canga ou toalha, água e protetor solar. Os participantes ganharão brindes, a GiOlaser oferecerá uma sessão de depilação a laser de graça e descontos para cada pessoa que participar da aula de Yoga Também haverá uma tenda de massagem no local. Já a Suprafarma oferecerá degustação de chás e kits para sorteio.

Abertas inscrições gratuitas para Festival Infantil de Música

As inscrições para o 1° Festival Infantil de Música de Araguaína estão abertas. O evento faz parte da programação do festival de férias Araguaína Mais Verão. As classificatórias acontecem entre terça, 9, e quinta-feira, 11, a partir das 19h30, e a final no dia 17. As inscrições são gratuitas.

Comércio de cigarro e bebidas alcoólicas na temporada de praia 

Uma campanha para conscientização sobre a proibição da venda de cigarros e bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes começou a circular na sexta-feira, 5, em Paranã. A orientação tem o propósito de reforçar a legislação e o cumprimento das normas. A ação conta com a participação da promotora de Justiça Janete Intigar, de representantes do Conselho Tutelar da cidade e da Polícia Civil.

(Com informações das assessorias)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também