CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Pelo Tocantins | Festival de Circo de Taquaruçu estreia e segue com atrações até domingo

Pelo Tocantins | Festival de Circo de Taquaruçu estreia e segue com atrações até domingo
5 (100%) 10 votos

6° Festival de Circo de Taquaruçu – O Grande Espetáculo da Resistência

Para celebrar a força e a criatividade das mulheres do circo, a edição do Festival de Circo de Taquaruçu deste ano terá a estreia da Noite das Mulheres, um espetáculo de variedades especialmente criado para o festival, que acontece nesta quinta-feira, 4, no Circo os Kaco. Compartilham o picadeiro, a chilena Sol Catalan, as santistas Ju Bordalho e Celi Americano além das paulistanas Leka Mariano e Rachel Monteiro. Completam a noite especial as artistas Lindsey Bambolística, de Florianópolis, Paloma Natacia, de São Bernardo do Campo e as tocantinenses Vitória Feitosa, Karla Pollyanna e Marcela Pultrini, tendo a companhia Circo di SóLadies como mestras de cerimônia. Completam a programação especial desta noite o espetáculo musical “Mãeria”, além da estreia do show Amanda Canto Violado (GO). O Festival de Circo de Taquaruçu prossegue até domingo, 7, e faz parte da programação da Temporada de Férias 2019 da Prefeitura de Palmas.

1ª Chamada da Lista de Espera do Sisu

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) convoca os candidatos classificados na 1ª Chamada da Lista de Espera, divulgada pelo Sisu/MEC, para realização do cadastro e da matrícula para ingresso no 2º semestre do Ano Letivo de 2019, de forma presencial, entre os dias 2 e 3 no campus de oferta do curso. Para conferir mais informações, acesse o documento aqui.

O Extravestibular é o processo de Transferência Interna e Facultativa, Reingresso e Ingresso de Portador de Diploma. As listas da convocatória e dos documentos necessários para a matrícula no Extravestibular, assim como outras informações do processo estão aqui.

Carlesse vistoria obras da TO-387 e TO-141 em Palmerópolis

O governador do Estado, Mauro Carlesse, vistoriou na manhã da segunda-feira, 1, as obras de alteração no traçado da TO – 387, em Palmeirópolis. A obra é uma antiga reivindicação dos moradores da região, em virtude dos muitos acidentes ocorridos no trecho em que a rodovia passa pela Serra Dourada. No local, conhecido como Apertado da Hora, está sendo realizado o alargamento do aterro, a mudança de traçado de um conjunto de curvas e o aumento do raio da pista de rolamento dentro da curva. Investimento de cerca de R$ 1,5 milhão.

Hospital Regional de Miracema realiza primeira cirurgia de fêmur

Procedimento foi realizado na manhã desta sexta-feira e contou com uma equipe de dois ortopedistas, um anestesista, enfermeiros e auxiliares da ortopedia (Foto: Ascom/Governo do Tocantins)

Na manhã da sexta-feira, 28, o Hospital Regional de Miracema realizou a primeira cirurgia de fêmur, resultado da reestruturação que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem fazendo na unidade que é um hospital de média complexidade. O procedimento foi realizado em um paciente município de Miranorte que foi acolhido na unidade na quinta-feira, 27, após sofrer um acidente por queda de cavalo. A equipe que fez a intervenção foi composta pelo médico ortopedista Dr. Diórgenes, Dr. João Protásio Netto, pelo anestesista Dr. Paulo Márcio Royo Mota, além da equipe de enfermagem e auxiliares do setor.

Polo de Confecções no Tocantins

Uma equipe do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) visitou os polos de confecções no estado de Goiás para conhecer os modelos de negócios implantados no local que transformaram a região referência no país neste segmento. A visita é parte de uma série de ações desenvolvidas pela pasta com vistas a reestruturar o Polo de Confecções no Tocantins. A equipe visitou o Polo Têxtil de Inhumas, de Taquaral e Jaraguá, municípios situados no entorno da Capital, que trabalham com diferentes segmentos, como lingeries, moda praia, cama, mesa, banho e vestuário. A agenda no Estado iniciou na quarta-feira, 26, e encerrou-se no sábado.

Joaquim Maia inaugura Unidade Mista de Saúde 24h

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, acompanhado da secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, do vice-prefeito Ronivon Maciel e do subprefeito de Luzimangues, Deodato Póvoa, entregou à comunidade do distrito a Unidade Mista de Saúde (UMS) Portal do Lago. A solenidade aconteceu no sábado, 29. A Unidade Mista de Saúde (UMS), Portal do Lago, fica localizada na Avenida, 1 Quadra 28, Setor Portal do Lago, ao lado da Escola Municipal Jacinto Bispo, e irá acolher os usuários dos serviços, através da Estratégia Saúde da Família, num atendimento de 24 horas, saúde bucal, e suporte de ambulâncias, inclusive, no período noturno. A nova Unidade de Saúde conta com profissionais capacitados e treinados para atender as situações de urgência e emergência, além de uma moderna farmácia, onde o paciente já sairá com a medicação, depois que for atendido.

Lançamento oficial do FIA 

No dia 28, na sede do Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO), foi lançado oficialmente o Fórum Internacional de Administração (FIA). A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, representando o governador do Estado, o secretário de Administração do Tocantins, Edson Cabral e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. O evento acontece entre os dias 1 e 3 de outubro, no Centro de convenções Parque do Povo. Essa é a XVI edição do FIA,que traz como tema a Liderança empreendedora. O FIA acontece em parceria com a Feira do Empreendedor, evento realizado pelo Sebrae, e conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles a Prefeitura de Palmas, Governo do Estado, Conselho Federal de Administração (CFA), Conselho Regional de Administração do Distrito federal (CRA-DF) e do Sebrae.

Conselho Comunitário de Segurança será implantado em Lajeado 

Foto: Denis Tavares

A Secretaria da Segurança Pública, por meio do Núcleo de Polícia Comunitária, participou no dia 28 de uma audiência pública organizada pela Câmara de Vereadores de Lajeado, sobre Segurança Pública na cidade. A criação e implantação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e proposição de um Sistema de Video-Monitoramento foram os principais temas abordados na Audiência. Após debate e apreciações, ficou definida esta sexta-feira, 5, para a reunião de implantação do Conseg Lajeado, na sede da igreja Batista da cidade, a partir das 19 horas. O Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade de apoio às polícias estaduais. São grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções de seus problemas, o que se reflete na Segurança Pública. Estes Conselhos também buscam estreitar a relação entre comunidade e polícia e fazer com que estas cooperem entre si. Outras informações e orientações sobre os Consegs podem ser obtidas por meio do telefone 3218-1836, junto ao Núcleo Estadual de Polícia Comunitária.

Sebrae e governo abrem a Temporada Encantos do Jalapão

Pequenos empresários e lideranças da região do Jalapão participaram do lançamento da Alta Temporada Encantos do Jalapão, no sábado, 29, na Pousada Águas do Jalapão, em Ponte Alta do Tocantins.  Promovido pelo Sebrae Tocantins em parceria com o governo por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o evento anunciou os incentivos do Programa Investe Turismo para acelerar o desenvolvimento do setor turístico, aumentar a qualidade, incentivar a competitividade e gerar empregos na região do Jalapão. O lançamento da Temporada Encantos do Jalapão também recebeu prefeitos tocantinenses e representantes da Agência de Fomento do Estado do Tocantins, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Associação dos Artesãos Ponte Altenses (ACDP), Agência Tocantinense de Turismo receptivo (ATTR) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).  Palmas, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix estão entre o grupo composto por 158 municípios brasileiros que serão os primeiros contemplados com um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para o setor de Turismo. A implantação do Programa Investe Turismo aconteceu na segunda-feira, 24.

Distribuição de livros profissionalizantes

Foto: DIvulgação

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei 2422/15 da deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO) que institui o Programa Nacional do Livro Técnico e Profissionalizante. O projeto prevê a distribuição de livros técnicos, abrangendo os componentes curriculares dos cursos ofertados pelas instituições da rede, a serem entregues aos alunos regularmente matriculados além de obras complementares aos livros e materiais didáticos, abrangendo as áreas do conhecimento dos cursos.
O objetivo é melhorar o material didático disponível para os alunos das instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A rede que será atendida é integrada pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros federais de educação tecnológica e escolas técnicas vinculadas às universidades federais, que oferecem cursos de qualificação, técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas e programas de pós-graduação lato e stricto sensu.

Especialização em Fitoterapia Aplicada à Prática Clínica

A Coordenação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fitoterapia Aplicada à Prática Clínica, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lança edital para seleção de candidatos ao curso para o semestre 2019/2. São ofertadas 40 vagas. As inscrições estarão abertas até dia 9 de agosto e serão efetuadas por meio deste link. De acordo com edital retificado, no ato da matrícula será cobrado o valor de R$ 40, cujo pagamento se dará via boleto bancário. O curso é destinado a profissionais da área das Ciências da Saúde (médicos, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, enfermeiro, fisioterapeutas, odontólogos, entre outros) e áreas afins. A mensalidade tem o valor de R$ 450, pelo período de 18 meses. O pagamento também será feito via boleto bancário. Não será permitido o trancamento da matrícula.

Saúde reforça ações de prevenção e controle das hepatites virais

Arte: Divulgação

O mês de julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. Para reforçar as ações de prevenção às hepatites virais a Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), por meio da equipe do Grupo Condutor de Doenças Infectocontagiosas farão a partir da segunda-feira, 1º, palestras, rodas de conversas e testagem rápidas em grande parte dos Centros de Saúde da Comunidade da Capital. Haverá também ações em salões de beleza para orientar manicures e pedicures sobre práticas seguras no ambiente de trabalho, buscando prevenir tanto o profissional quanto seus clientes. Prevenção e vacinação contra hepatites virais e convite para testagem nos CSCs para os trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.

Araguaína Mais Verão inicia com atrações para a família

Desde terça-feira, 2, os araguainenses têm as apresentações culturais do Festival de Férias Araguaína Mais Verão. Durante esta semana, a Via Lago está sendo palco para teatro do grupo Artpalco, com a Peça Geringonça, também o espetáculo da junina campeã do São João do Cerrado de 2019, a Arranca Toco, e ainda a música popular tocantinense do Projeto AmazoniCantoria. O objetivo do festival é proporcionar mais uma opção de lazer durante as férias escolares, no espaço que já costuma atrair diariamente centenas de pessoas. São cinco semanas com atrações diversas, sendo de três a quatro atrações todas as terças, quartas e quintas-feiras, e uma hora de duração para cada apresentação.  O primeiro dia iniciará com atrações para toda família: Turminha Mágica, Dj Danilo Gomes e a cantora sertaneja Jéssica Neres.

(Com informações das assessorias)

 


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também