CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Reformada e ampliada, UBS Vila Nova I vai atender 6 mil moradores de Porto Nacional

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, o vice-prefeito, Ronivon Maciel e a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, entregaram na sexta-feira, 13, a UBS Dr. Carlos Alberto Ferreira Reis, popularmente conhecida como Vila Nova I. A nova unidade já está em funcionamento e, segundo a prefeitura, totalmente reformulada, revitalizada, ampliada, com mobiliários e equipamento de última geração, novinhos e que atendem às exigências do Ministério da Saúde.

A unidade atenderá mais de 6 mil moradores residentes nos bairros Vila Nova, Beira Rio, Umuarama, Jardim América, Jardim Nova América e Nova Capital. A construção da UBS foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). O recurso total foi de R$ 210 mil reais investidos em parceria com o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) Porto Nacional.

Em seu pronunciamento, o prefeito Joaquim Maia fez questão de ressaltar que sua gestão, junto com o vice-prefeito, Ronivon Maciel busca levar uma saúde humanizada e de qualidade para a população portuense.

“Sentimos alegria e muita satisfação por ter avançado tanto na primeira Unidade Básica de Saúde do Município, que é a Vila Nova I, existente há cerca de 30 anos em nossa cidade. Empreendemos uma saúde resolutiva e de cuidado para a população, e isso tem feito uma grande diferença na vida das pessoas,” explicou Joaquim Maia.

Para a secretária da Saúde, Anna Crystina, a inauguração de mais uma UBS é o resultado do trabalho da atual administração em prol da comunidade. “Sabemos que essa é a mais antiga de Porto Nacional e nunca, na história da cidade, houve uma reforma, ampliação e uma mudança tão forte, para atender melhor a comunidade. Ainda em campanha, o prefeito Joaquim Maia esteve nessa Unidade, e colocou dentro do seu plano de governo, a reestruturação do local”, disse a Secretária.

De acordo com a diretora de Atenção Primária, Dilce do Nascimento, a nova estrutura da Unidade Básica Dr. Carlos Alberto Ferreira Reis – Vila Nova I oferece condições ideais para o desenvolvimento das ações de Estratégia Saúde da Família (ESF) de modo a promover acolhimento, humanização, conforto e segurança à população e à equipe, através de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças, atendimento individual e em grupo, educação em saúde, consultas de enfermagem, médica e odontológica.

Representando o ITPAC Porto Nacional, o diretor Edson Pimentel, parabenizou toda a equipe da prefeitura e ressaltou a parceria da instituição junto a atual administração. “Há nove meses iniciamos uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. Nossa intenção é retribuir à comunidade de Porto Nacional, assistência em saúde”, ressaltou.
O ITPAC Porto Nacional é, atualmente, o maior grupo de educação com acadêmicos de Medicina do Brasil. Tem como objetivo principal, acompanhar a formação dos alunos, desde a graduação até a residência e especializações.

Ainda, segundo Edson Pimentel, antes da atual gestão, os internos de Medicina precisavam ir para outras cidades para concluir o internato, e isso era um desgaste para os alunos.

“Até uns três anos atrás os alunos precisavam sair de Porto Nacional para concluir o internato em outras cidades e só agora, na gestão do prefeito Joaquim Maia, conseguimos avançar muito em infraestrutura nas UBSs da cidade, e em toda a Rede Municipal também, e isso para nós é muito significativo,” finalizou o diretor Edson Pimentel.

Para a enfermeira e coordenadora da Unidade, Édina Lopes, a nova UBS vai oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, proporcionando maior conforto, segurança e acessibilidade aos usuários.

A proprietária do Clube da Terceira Idade, Iris Silva, agradeceu o empenho do Prefeito na entrega da UBS. “Esse é um grande dia para os moradores do setor Vila Nova e para os demais bairros que também serão atendidos. O nosso sonho foi realizado. Agradeço ao prefeito Joaquim Maia, que além de receber a comunidade em seu gabinete, é um prefeito que resolve”, destacou.

A nova Unidade Básica de Saúde Dr. Carlos Alberto Ferreira Reis – Vila Nova I, passa de 1 consultório médico para 4 Consultórios Médicos, 1 Consultório Multiprofissional, 1 Consultório de Enfermagem, 1 Consultório Odontológico, Sala de Atividades Coletivas, Sala dos Agentes Comunitários de Saúde, 1 Sala de Acolhimento, ampliado, 2 Salas de Espera, Sala de Vacina, Sala de Curativo, Sala de Administração de Medicamentos, Sala de Inalação, Sala de Esterilização de Material, Sala de Expurgo, 1 Sala de Depósito de Material de Limpeza, 1 Copa, 1 Banheiro de Funcionários e 1 Banheiro para a comunidade. (Com informações da assessoria)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também