CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Unitins inicia desinfecção de unidades com equipe e insumos próprios

Mantendo o compromisso de combate ao novo Coronavírus e sempre alerta com relação à saúde dos servidores que permanecem no trabalho presencial, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) adotou um protocolo de desinfecção de superfícies e ambientes com equipe, insumos e equipamentos de proteção individual (EPIs) próprios. O protocolo é realizado pela equipe de assessores e auxiliares de serviços gerais (ASGs) da instituição que passaram por treinamento específico no Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM-TO), para garantir a segurança e a eficácia do procedimento.

Durante o treinamento, os servidores foram orientados sobre o uso correto de luvas, óculos de proteção, pulverizadores e vestimentas de proteção. Também aprenderam sobre a fórmula e a manipulação do produto utilizado e como pulverizá-lo nas superfícies. “O treinamento foi muito importante. Aprendi o uso correto dos EPIs, como manusear o produto, como aplicá-lo e posso contribuir com a minha segurança e dos outros servidores”, comenta James Ricardo Costa, que participou do treinamento e da primeira desinfecção.

O subtenente do CBM-TO, Ideon Silva, que ministrou o treinamento no início do mês de setembro, ressalta a importância de realizar protocolos de desinfecção. “Em tempos de pandemia, o cuidado com a prevenção da saúde deve ser redobrado. O treinamento é muito importante para que a eficácia da aplicação do produto seja garantida e a saúde dos colaboradores mantida. O CBM-TO está à disposição de instituições e empresas para que, assim como a Unitins, implantem protocolos de segurança em seus ambientes de trabalho”, afirma o subtenente.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destaca que a Universidade sempre se preocupou em adotar medidas para garantir a saúde e a segurança dos seus técnicos administrativos, professores e acadêmicos. “Desde o início da pandemia, a Unitins sempre foi vigilante ao seguir todas as orientações dos órgãos de saúde. A Universidade criou um Comitê Técnico para a reestruturação pedagógica e estrutural dando continuidade ao semestre letivo 2020/1 e iniciando o semestre 2020/2 com aulas remotas”, explica.

A universidade também produziu mais de 2 mil litros de álcool em gel para utilização em todas as suas unidades e executa o projeto Saúde Virtual, que realiza atendimentos gratuitos à comunidade nas áreas de psicologia, pedagogia, jurídica, assistência social e saúde.

Medidas de saúde e desinfecção

O álcool em gel foi produzido pela Unitins em seus laboratórios próprios, no Complexo de Ciências Agrárias (CCA), para uso em todas as unidades da Unitins – câmpus, sede administrativa, centros de pesquisa e museus. Além disso, foram adquiridos dispensers manuais e automáticos de álcool em gel, tapetes sanitizantes duplos, EPIs e termômetros digitais de alta precisão.

A equipe de servidores de ASGs está orientada e com equipamentos para a limpeza dos ambientes. Também foi implantando o trabalho remoto para servidores que fazem parte do grupo de risco da Covid-19, revezamento de turnos para servidores que estão in loco e carga horária de seis horas diárias, determinada pelo Governo do Tocantins.

A Universidade também executa o projeto Saúde Virtual, uma iniciativa do Governo do Estado, executado por acadêmicos, docentes e servidores técnico-administrativos da Unitins e voluntários em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc).

Todas as ações de prevenção e combate ao Coronavírus que integram o Protocolo de Desinfecção e Saúde são realizadas seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também