CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

LIVROS & CIA – Cordelista Palmares é tema de documentário e a reflexão ética-filosófica de Padre Eldinei

LIVROS & CIA – Cordelista Palmares é tema de documentário e a reflexão ética-filosófica de Padre Eldinei
5 (100%) 11 votos

(Foto: Zacarias Martins)

Palmares, o cantador de cordel de Gurupi

Um dos mais ativos representantes da Literatura de Cordel em Gurupi, Antônio Farias, mais conhecido como Palmares, foi o tema principal do documentário  Palmares – cantador de cordel, que tive a felicidade de produzir e dirigir, em meados de 2011.

Desafios

A história de Palmares é cheia de grandes desafios que ele enfrentou até atingir várias conquistas. Era analfabeto, mesmo assim, declamava seus versos para que alguém escrevesse e, dessa forma, registrasse seu trabalho num caderno. Em 2004 matriculou-se num curso de alfabetização que era realizado em parceria com o Sesi e um programa de extensão da Universidade de Gurupi. Aprendeu a ler e escrever e, depois deu prosseguimento a seus estudos. Nesse ano colou grau pela UMA – Universidade da Maturidade – um curso de extensão da Universidade Federal do Tocantins, em Gurupi.

Produção artística

Palmares é autor de 27 de livretos de literatura de cordel, nas mais diferentes temáticas, que vão desde passagens bíblicas, defesa do meio ambiente, passando civismo, educação e, até, histórias infantis. Também possui nove CDs gravados em ritmo de forró gospel.     

Assista ao documentário Palmares – o Cantador de Cordel:

VIII Prêmio Escambau de Microcontos

Certame aberto a todos os interessados, até 3 de dezembro, com desafio diário de microcontos com uma palavra-tema por dia. As participações podem ser feitas pelo  Facebook ou Instagram (conforme o Regulamento) . Os primeiros colocados de cada semana receberão vaga em curso de escrita.

Mais informações e dúvidas, clique aqui.

(Foto: Divulgação)

Destaque na Olimpíada de Língua Portuguesa

A estudante Yêda Maria Oliveira Aguiar e sua professora Cleide Sônia Dutra Souza Pereira, da Escola Municipal Ayrton Senna, localizada em Pequizeiro, foram destaques na sexta  edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada de 4 a 6 de novembro, em São Paulo (SP), quando receberam medalhas de prata, pelo desempenho na olimpíada. Yêda foi classificada com a poesia Cidade Tesouro.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Temática

O tema das produções é O lugar onde vivo, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Nesta edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo foi  a grande homenageada!

(Foto: Divulgação)

Homenagens em Figueirópolis

A Câmara de Municipal de Figueirópolis realizou sessão solene nessa quinta-feira, 7, para entrega de certificados de Honra ao Mérito à aluna Suiany Gama Cantuário e à sua orientadora, Fátima Aparecida Limiro Lopes [na foto com o vereador Pinto dos Reis], por terem sido vencedoras, em nível estadual, do concurso de redação, na modalidade artigo de opinião. A homenagem foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores.

Poeta

Pinto dos Reis, que, além de vereador, é poeta, tendo publicado vários livros de  Literatura de Cordel, disse que essa homenagem do Legislativo de Figueirópolis é justa e muito oportuna, pois certamente vai estimular outros alunos a também a se empenharem ainda mais nos caminhos da escrita.

(Foto: Arquivo pessoal)

Vem aí o Sarau do Beco das Letras

Casado com a escritora e jornalista tocantinense Maria Félix Fontele, o também escritor Gustavo Dourado, presidente da Academia Taguatinguense de Letras (ATL), no Distrito Federal, da qual sou Membro Honorário Correspondente, envia-me gentil convite para o XIII Beco das Letras, no dia 16 (sábado), a partir das 15 horas, na sede da instituição, localizada no Espaço Cultural de Taguatinga (DF).

Sarau

Na oportunidade, estará sendo promovido um sarau poético-musical para comemorar os seis anos de tombamento da ATL como patrimônio cultural, material e Imaterial do DF. Também haverá homenagem a pioneiros e pioneiras, bem como, lançamento de livros.

(Foto: Zacarias Martins)

Padre Eldinei Carneiro e sua reflexão sobre a ética-filosófica

Tocantinense de Santa Rosa do Tocantins,  atualmente,  pároco  da Paróquia Santo Antônio, em Gurupi, o padre Eldinei Carneiro está divulgando a segunda edição de seu livro Uma reflexão sobre a ética filosófica (Ed. Veloso), e que ganhou prefácio de Dom Romualdo Matias Kujawski, Bispo Diocesano de Porto Nacional. 

Visão Profunda

Dom Romualdo destaca que essa obra oferece ao leitor uma visão profunda da liberdade do homem, da sua consciência  e da sua responsabilidade, ressaltando que o tema da ética é inerente ao ser humano e que não há ato moral  e autêntico sem o agir livre do homem. 

Credenciais do autor

Integrante da Academia Gurupiense de Letras (AGL) o padre Eldinei Carneiro é Mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense  (Academia Afonsiana), em Roma. É professor titular de Filosofia e Teologia no Seminário Maior Divino Espírito Santo – Centro de Estudos Superiores Mater, em Palmas e já exerceu outras atividades  no meio teológico. Em 2015, publicou o seu primeiro livro, intitulado O espaço da liberdade humana na vida moral segundo a Veritatis Splendor de João Paulo II.


ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de  Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).

Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail [email protected].


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também