CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

LIVROS & CIA / Literatura tocantinense ganha espaço nas escolas públicas e os saberes Karajá

LIVROS & CIA / Literatura tocantinense ganha espaço nas escolas públicas e os saberes Karajá
5 (100%) 1 voto
Albeirice desenvolve um belo trabalho de valorização da literatura tocantinense (Foto: Divulgação)

 

Doutor e Professor com atuação na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína, o escritor Pedro Albeirice está divulgando em todo o Estado a segunda edição de seu livro Um olhar sobre a Literatura Tocantinense, publicado pela Editora Veloso.

Resenhas

A obra reúne 31 resenhas de autores tocantinenses preparadas por então estudantes  de Pedagogia da UFT de Miracema do Tocantins, em meados de 2018, orientados pelo próprio Albeirice, na época em que ele lecionava naquele campus.

Gratuito

O autor informa, ainda, que a obra está sendo enviada gratuitamente às  Bibliotecas de Escolas Públicas do Tocantins. Entretanto, ressalta que a contrapartida dos estabelecimentos educacionais é de apenas R$ 5, correspondentes ao preparo e remessa via Correios. Contatos com o autor: (63) 9 9204-1566 (WhatsApp).


(Foto: Divulgação)

Saberes Karajá em evidência

Os saberes e outras expressões artísticas e cosmológica do povo Karajá fazem parte  da produção textual inserida no livro Iny Tkylysinamy Rybèna – arte iny karajá – patrimônio cultural do Brasil.

Apoio cultural

A obra é resultado do projeto Bonecas de Cerâmica Karajá como Patrimônio Cultural do Brasil: contribuições para sua salvaguarda, contemplado no Edital de Chamamento Público 03/2014 – Apoio e Fomento à Salvaguarda de Bens Registrados como Patrimônio Cultural do Brasil. O projeto foi coordenado pela dupla Nei Clara de Lima e Rosani Moreira Leitão, tendo sido publicada pelo IPHAN no Estado de Goiás.


Lançamento literário neste sábado, em Palmas

O Twitter nas Campanhas Eleitorais: Novos desafios para os atores políticos (Editora CRV), com 168 páginas, obra do escritor e jornalista Luiz Carlos do Carmo Fernandes, tem lançamento marcado para este sábado, 8, a partir das 16 horas, no Por que Café?, casa de cafés especiais, na Quadra 204 sul, Alameda 14, em frente à Feira da 304 Sul, em Palmas.

Sinopse

De eleição em eleição, no Brasil e no mundo, as redes sociais ocupam um lugar cada vez mais relevante no processo de circulação simbólica da política. O trabalho de Luiz Carlos Fernandes penetra com proficiência na dinâmica do Twitter e contribui de forma significativa para a compreensão desse fenômeno comunicacional, de indiscutível contemporaneidade, cujo impacto para a democracia é fundamental conhecer cada vez mais.


Concurso literário em Portugal

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa – UCCLA, está com as inscrições  abertas até o dia 23 para a 5ª Edição do Prémio Literário UCCLA Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa.

Objetivo

Esse certame tem como objetivo estimular a produção de obras literárias nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia, em língua portuguesa, por novos talentos.

Regulamento

Trata-se de uma iniciativa conjunta da UCCLA e Movimento 2014, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. A obra vencedora será anunciada no dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa. Confira o regulamento completo acessando aqui.


Apresentação do poeta mirim João Neto



ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).

Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail [email protected]


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também