CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

LIVROS & CIA / O Cordel de J. Ribamar, festa literária em Caseara e sarau da Apae de Colmeia

LIVROS & CIA / O Cordel de J. Ribamar, festa literária em Caseara e sarau da Apae de Colmeia
avaliar matéria

Caseara promove festa literária em grande estilo

O Ginásio de Esportes Paulo Celestino, em Caseara, na região oeste do Tocantins, que tem como gestora a professora Nilvanete Paiva, recebeu as devidas adequações para se transformar, na noite de 13 de dezembro, em um grande palco que abrigou uma bela festa literária e movimentou toda a cidade.

Noite de Autógrafos

É que naquela noite memorável para os apaixonados pelas Letras aconteceram várias apresentações artísticas e uma movimentada sessão de autógrafos com lançamento de livros do projeto Formando Escritores, idealizado pela professora do 3º ano do Ensino Fundamental, Vanusa Ribeiro, e desenvolvido pela escola em parceria com a Estante Mágica, que tem por objetivo desenvolver a leitura e a escrita dos alunos por meio da redação de uma obra literária própria.

Sucesso

O secretário de Educação de Caseara, Marco Antônio Bento da Costa, destacou que o apoio da Estante Mágica foi fundamental para o sucesso dessa iniciativa que possibilitou, de forma efetiva, o envolvimento de 160 pequenos escritores, todos alunos da Escola Municipal Aristeu Camargo, Graças ao resultado altamente positivo, o projeto deve ter continuidade no ano que vem, conforme assegurou o secretário.

Presenças ilustres

Além da comunidade em geral, a  prefeita da cidade, Ildislene Santana (PSDB), fez questão de prestigiar o acontecimento, bem como, várias autoridades e convidados especiais, como o professor e escritor André Goveia, autor de vários livros publicados e membro correspondente da Academia Gurupiense de Letras, além de ser o titular da Pasta da educação municipal de Tocantínia. Maravilhado com o evento, Goveia parabenizou os organizadores e presenteou algumas personalidades ali presentes  com exemplares de seu mais recente livro, intitulado de Recitando a vida.


Os alunos da Apae foram protagonistas do cenário da literário de Colmeia (Foto: Divulgação)

Apae de Colmeia tem sarau literário com lançamento de livro

A gestora da Escola Especial Filhos da Luz, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Colmeia, Sandia Maria Soares Ferreira Dias, até agora está radiante com a concretização de um sonho que foi acalentado durante muito tempo. Trata-se do lançamento do livro Talentos em Destaque (Editora Veloso). A obra conta com uma seleção de poesias, textos e desenhos de 11 estudantes daquela instituição, tendo sido lançada durante a realização do I Sarau Literário realizado na semana passada, naquela cidade. 

Protagonistas

Toda a equipe da unidade escolar e os alunos se entusiasmaram e resolveram abraçar esse sonho com muita determinação para torná-lo nessa bela realidade. Apesar das limitações, os alunos atendidos pela Apae em Colmeia mostraram que são capazes de serem protagonistas no cenário da literatura revelando os anseios interiores, muita imaginação, além de sentimentos e emoções.


Cordelista J. Ribamar dos Santos e sua banca de literatura de cordel na Feira Coberta de Gurupi (Foto: Zacarias Martins)

Literatura de Cordel em evidência

Quem costuma frequentar aos domingos a feira coberta central de Gurupi, também conhecida como a “Feira da 7”, vai encontrar o poeta e cordelista J. Ribamar dos Santos, que conta com uma banca onde comercializa literatura de cordel de vários autores. Porém, o destaque vai para sua própria produção literária, tendo publicado mais de duas dezenas de títulos só em cordel.

Bravura

Dentre os cordéis produzidos por J. Ribamar, alguns chamam a atenção por terem caído no gosto popular, como é o caso de A bravura de Genival pelo amor de Beliza, onde o personagem principal se destaca pela bravura e pelo grande amor que nutre por uma bela jovem chamada Beliza, moradora no interior da Bahia, cujo pai era um rico fazendeiro, cercado de jagunços. O desenrolar dessa trama é muito envolvente.

Muita ação

Em outro livrinho de cordel de J. Ribamar dos Santos, denominado de O valente camponês e o rapto de Lisbela, o que não faltam são cenas de ação de seus personagens, tudo contado de uma maneira simples, mas bem rimada, o que demonstra o talento multiforme e irisado do poeta na produção da literatura de cordel. 

Perfil do autor

Tocantinense de Dueré, J. Ribamar dos Santos há muitos anos reside em Gurupi. É titular da Academia Gurupiense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 1. Sua estreia oficial no mundo das letras aconteceu em meados de 1998, quando teve trabalhos publicados no Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi. Seu primeiro livro individual, A Rosa de Ouro & Outros Poemas, foi publicado em 2003. No campo da literatura de cordel, porém, é efervescente sua produção.


ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).

Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail [email protected]


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também