CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Livros & Cia / O poeta de 10 anos de Tocantínia e Dom Pedro II muito além do mito

Livros & Cia / O poeta de 10 anos de Tocantínia e Dom Pedro II muito além do mito
5 (100%) 10 votos

Livros e Companhia

O poeta de 10 anos de Tocantínia

A Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, em Tocantínia, está em festa. É que o texto produzido pelo aluno Hytallo Alves Moreira Rocha, de 10 anos, que cursa o quinto ano, foi selecionado para participar da etapa estadual da 6ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, na categoria poema. Professor  de  Hytallo, Josemar Carvalho Reis se disse muito orgulhoso com a classificação  de seu aluno, especialmente, em poder  dividir esse momento de uma grande conquista.

Aluno dedicado

O professor contou que Hytallo é um aluno muito dedicado aos estudos e muito atento às orientações dos mestres. “Está sempre participando ativamente das aulas, seja por questionamentos ou outras questões pedagógicas em sala de aula”, afirmou o professor Josemar.

Muito além da visão

O livro Muito além da visão terá lançamento neste sábado, 21, em Araguaína. A obra, organizada pela escritora Raquel Alves, é uma coletânea de relatos sobre as vivências de pessoas com deficiência visual em todo o País, sendo uma de cada Estado. Além das 27 narrativas, o livro contém uma apresentação feita pela organizadora Raquel Alves, que também é deficiente visual, e um depoimento da médica oftalmologista Vanessa Vidotti Pimenta, que aborda a perda da visão. O lançamento ocorrerá às 20 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com entrada franca e animação da banda Aquarela e seresteiro Luiz Carlos.

Flip 2020

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) do próximo ano teve suas datas confirmadas: a 18ª edição do evento está marcada para ocorrer de 29 de julho a 2 de agosto de 2020. O próximo autor homenageado, contudo, ainda não foi divulgado.

Memórias de Fernanda Montenegro aos 90 anos

A atriz Fernanda Montenegro está lançando o livro Prólogo, Ato, Epílogo, sua biografia, escrita em parceria com a jornalista Marta Góes. A obra traz as memórias da atriz e símbolo nacional, que está prestes a completar 90 anos e Fernanda relembra sua vida desde a chegada dos avós ao Brasil até seus mais recentes trabalhos.

Demi Moore baixa a guarda e se mostra

Outra atriz, Demi Moore também lança na terça-feira, 24, seu livro de memórias, Inside Out. Ela se diz disposta e ansiosa para, aos 56 anos, deixar finalmente seu público vê-la como ela vê a si mesma. O livro é uma honesta narrativa pessoal na qual Demi Moore não apenas dá os detalhes que marcaram a parte mais visível de sua história – a carreira em Hollywood e seus ultraescrutinizados casamentos com os atores Bruce Willis e Ashton Kutchner –, mas partes da vida que ela antes tentou proteger, incluindo a confusa infância que precedeu sua agitada ascensão no show-business e um (mais recente) abuso de drogas que quase separou sua família.   

Ziraldo retratado em caricaturas

Prestes completar 87 anos, o criador do Menino Maluquinho volta a ser homenageado. A exposição Ao Mestre Com Carinho: Ziraldo 85 no Traço de 85 Talentosos Cartunistas, baseada em livro homônimo, lançado pela ocasião de seus 85 anos, pode ser visitada até 31 de outubro na Casa Melhoramentos, em São Paulo (Rua Tito, 479). A entrada é gratuita.

O incêndio que chocou o país em dois livros

Dois cronistas de olhar aguçado, Mário Magalhães e Pedro Cardoso foram surpreendidos como tantos outros brasileiros pela notícia do dramático incêndio do Museu Nacional, há exato um ano. O episódio ganha a relevância que merece em seus livros que percorrem o ano de 2018, tentando entender e explicar os caminhos que levaram o país a uma polarização sem precedentes. Os cronistas se esforçaram para explicar como uma nação e um povo trataram com enorme descaso um patrimônio de valor inestimável para a história da Humanidade. Como o país acompanhava uma acirrada e violenta disputa presidencial, o componente político marca fortemente suas crônicas. Essas são as marcas de Sobre lutas e lágrimas: uma biografia de 2018, de Mário Magalhães, e Eu#mesmo: Em busca de um diálogo contra o fascismo brasileiro, de Pedro Cardoso.

D. Pedro II – A história não contada

Em D. Pedro II – A história não contada, o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti lança mão de cartas e documentos inéditos para revelar a história não contada do último imperador do Brasil. Do príncipe que se tornou regente ainda menino ao monarca de espírito republicano que morreu no exílio, a obra preenche muitas lacunas com uma extensa pesquisa em documentos, cartas e diários para iluminar a vida um homem que esbanjava cultura e cuja intimidade era bem mais intensa do que as barbas brancas em seus retratos mais famosos podem fazer supor.

Além do imperador e do mito

Depois de desmistificar d. Pedro I e d. Leopoldina, recolocar as grandes personagens femininas de nosso passado em seu devido lugar de destaque em Mulheres do Brasil e narrar o romance que abalou o Primeiro Reinado em Titília e o Demonão, Rezzutti apresenta um d. Pedro II muito além do imperador e do mito no novo volume da série A história não contada.

(Com sites dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo, e também de editoras)


  • Para divulgar seus livros e eventos literários, envie informações e fotos para ct@clebertoledo.com.br

COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também