CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Livros & Cia / Poeta Dourival Santiago é homenageado em Paraíso e a literatura efervescente de Francisco Concesso

Livros & Cia / Poeta Dourival Santiago é homenageado em Paraíso e a literatura efervescente de Francisco Concesso
5 (100%) 12 votos

Livros e Companhia

(Foto: Portal Benício)

Tributo ao poeta Dourival Santiago

Os apreciadores da boa literatura que residem em Paraíso do Tocantins, promoveram no dia 5, tributo ao poeta Dourival Santiago, considerado o mais expressivo intelectual daquela cidade e autor de vários livros. O evento aconteceu no Clube da Polícia Militar e contou com a participação de um expressivo público, tendo sido prestigiado, também, por várias autoridades, entre elas o prefeito Moisés Avelino, seu vice, Celso Moraes, além de representantes da classe artística.

Homenagem surpresa

Tudo foi organizado para que o homenageado não ficasse sabendo antes da hora. Surpreendido com a bela homenagem, Dourival Santiago ficou emocionado e fez questão de agradecer pela manifestação de carinho dos amigos. Com vários livros publicados, tanto em poesia quanto em prosa, Dourival Santiago é integrante da Academia Tocantinense de Letras, além de presidir a Academia Paraisense de Letras (APL).

Confira o vídeo com a homenagem a Dourival Santiago:

A literatura efervescente de Francisco Concesso

Escritor tocantinense que passa por uma fase efervescente na produção literária, o professor Francisco Concesso, que reside em Araguaína, no norte do Estado, está com mais um novo livro na praça. Desta feita, trata-se de Eden – Uma colônia de férias na Amazônia, publicado pela Editora Veloso, de Gurupi.

Proposta utópica

Nesse livro, o autor tenta, por um mundo dito utópico, transformar nosso sistema carcerário no Jardim do Éden. Mas seria uma utopia sua proposta a ser seguida? Não é preciso ser especialista no assunto para sabermos que estamos errados na construção de nossos presídios e na tentativa de se ressocializar nossos presos. Para saber mais sobre o assunto, só lendo esta obra de Concesso por inteiro.

O Tocantins na Antologia de Poetas Brasileiros  

Chega-me às mãos, pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE ), o exemplar da Antologia de Poetas Brasileiros  – Volume 171, reunindo trabalhos de poetas de 13 Estados brasileiros e do Distrito Federal. O Tocantins está representado nessa obra com o soneto de nossa autoria intitulado Louco Amor, que, inclusive, foi musicado e gravado pela dupla sertaneja Iraí & Irabel, de Paraíso do Tocantins. 

Estágio atual da poesia brasileira

Gláucia Helena, presidente do Conselho de Administração da CBJE, explica que os poemas que compõem esta obra foram selecionados dentre centenas de inscritos e que refletem, na opinião dos avaliadores da editora, o atual estágio da arte de escrever poesias no país. Além de ter um poema publicado nessa antologia, também recebi a Medalha Literária CBJE.

1º Concurso Poerídica de Criatividade Jurídica

Até o dia 11 de novembro as inscrições para o 1º Concurso Poerídica de Criatividade Jurídica, que tem como principal objetivo desenvolver as competências de reflexão e de expressão do participante por meio da palavra, e assim estimular a argumentação através da Criatividade Jurídica.

Conheça o regulamento completo clicando aqui.


ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de  Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).

Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também